Prefeito afirma que patrimônio histórico será preservado

26/10/2005 18:13:51 - Jornalista: Janira Braga

Durante a reunião com a Nova Aurora, o prefeito Riverton Mussi disse que a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade foi o foco da administração ao criar a Secretaria de Acervo e Patrimônio Histórico. Segundo Riverton, diversas ações neste setor serão executadas pelo governo, como a recuperação da Igreja de Santana, a revitalização do Palácio dos Urubus, que abrigará um espaço cultural, e a iluminação dos patrimônios municipais.

- Vamos recuperar a iluminação de toda a cidade, começando pelos patrimônios histórico-culturais. O primeiro será a Igreja de Santana – salientou, comentando também que a prefeitura está trabalhando para o incentivo às manifestações culturais e artísticas. “Queremos levar um projeto musical para a Praça Washington Luiz, que será revitalizada e abrigará também a Casa do Artesão”, explicou.

O secretário Ricardo Meirelles informou que a pasta cuida do patrimônio histórico e da memória do município, tanto arquitetônica, quanto escrita e falada. No Solar dos Mellos, a secretaria promove na última quinta-feira de cada mês o Café Literário, quando poetas e músicos se interagem em recitais de poesia e apresentações musicais. Já nas quartas, o Solar dos Mellos é palco de exibição gratuita de filmes. Outro projeto desenvolvido é o curso Professor Pesquisador, voltado para a história de Macaé. “As pessoas começam a valorizar a memória e a história da cidade”, analisou Meirelles.