Prefeito anuncia drenagem para Imboassica

08/06/2010 18:54:32 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Durante reunião, prefeito informou que também busca duplicação da RJ-106

O maior programa de drenagem da história de Macaé, o Água Limpa, avaliado em R$ 277 milhões, vai beneficiar agora o bairro Imboasssica, depois de passar pelo Novo Cavaleiros e estar em andamento na Avenida Evaldo Costa, atingindo os bairros Visconde, Riviera e Sol y Mar. A informação foi passada nesta terça-feira (8) pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), durante reunião com representantes de empresas do Parque de Tubos, realizada na Cameron.

- A obra de drenagem de Imboassica é mais uma ação dentro do Água Limpa, que visa acabar com os pontos de alagamento na cidade. Começamos as obras nos pontos mais críticos do município, como a Avenida Antonio Curvello Benjamin, para atingir os bairros próximos; além do Novo Cavaleiros e da Nova Holanda e agora vamos chegar em Imboassica, beneficiando os moradores e as firmas instaladas no entorno – afirmou o prefeito.

Representantes das empresas Acergy, Baker, Cameron, Dril Quip, FMC, Frank´s International, Fugro, Halliburton, NOV, Odebrech, Petroserv, Pride, Schlumberger, Smith, Superior, Transocean, Weatherford participaram do encontro com o prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Serviços Públicos, George Jardim; Obras, Tadeu Campos; o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos; o procurador geral Sérgio Toledo e o vice-presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas (Emopi), Carlos Eduardo Jardim.

O prefeito explicou aos representantes das empresas o projeto e mostrou a planta de localização da obra de drenagem da via paralela à RJ-106, trecho Parque de Tubos. De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, as obras de drenagem vão atingir a bacia hidrográfica de Imboassica, desde a pedreira Jundiá até o condomínio industrial Osep. “Serão instaladas travessias de rede de água pluvial em três pontos entre o posto de gasolina e o terminal de ônibus Parque de Tubos”, informou.

As travessias de rede de água pluvial irão medir 5 metros de largura por 1,5 metro de altura, o que vai evitar alagamentos no bairro e nas entradas das firmas. A vazão poderá chegar a dez vezes mais do que a de hoje, com escoamento de 20 mil metros cúbicos por segundo no somatório das três travessias – cada travessia terá 1,5 mil metros lineares. A água pluvial captada será enviada para a Lagoa de Imboassica. Será instalada separadamente a nova rede de esgoto do bairro e em outra etapa, está prevista a pavimentação das ruas no entorno das firmas.

Para o secretário de Serviços Públicos, George Jardim, a obra de drenagem é de expressiva importância para as firmas, mas o maior beneficiado é o morador de Imboassica. “As empresas são importantes para o desenvolvimento econômico do município e para a geração de emprego, no entanto o resultado substancial é para a população do entorno, que há tempos pleiteia a obra de drenagem”, citou.

George Jardim destacou que a população pode continuar contando com a secretaria de Serviços Públicos nos trabalhos prestados no dia-a-dia em Imboassica.

O coordenador administrativo da Baker Hughes, Cláudio Alves, que participou da reunião, afirmou que a empresa poderá analisar até maiores investimentos para a base do Parque de Tubos com a intervenção que será realizada no entorno. “Será uma obra importante para ajudar a entrada e saída de funcionários da Baker e das outras empresas”, destacou.