Prefeito anuncia melhorias para toda região serrana

01/02/2010 16:36:38 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Incentivo ao esporte, construção de moradias e recuperação de estradas estão entre as prioridades para a serra

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou diversas melhorias para os distritos serranos do município em reunião na última sexta-feira (29), com os moradores de Glicério. Entre as melhorias estão o incentivo à prática de esportes, a construção de 190 moradias, a implantação de empresas para a geração de emprego e renda, recuperação de estradas, saneamento em todos os distritos, entre outras ações. “Vamos priorizar a serra com diversas intervenções nos próximos três anos”, disse Riverton.

A reunião contou com a participação de secretários e subsecretários municipais, do presidente da Associação de Moradores de Glicério, Marcelo Figueira da Silva, do coordenador geral do Centro Administrativo da subprefeitura, Itamar Silva Cavalinho e de cerca de 70 moradores. “A parceria entre a prefeitura e a associação tem sido fundamental para a realização de novas melhorias. Nosso objetivo é somar. Riverton está sempre ouvindo a comunidade”, disse o presidente da Associação de Moradores.

De acordo com o prefeito de Macaé, até o final de seu mandato, serão feitas diversas melhorias em toda a região serrana, atendendo demanda dos moradores e por iniciativa da prefeitura.

Esporte e Lazer – O incentivo ao esporte no distrito foi uma das reivindicações dos moradores. Em resposta, o prefeito disse que o projeto de construção do novo campo de futebol no Óleo já está em andamento. “Também vamos reformar as praças da região serrana (em Córrego do Ouro, Trapiche, Glicério, Sana e Areia Branca), instalando brinquedos de fibra nos play grounds nos moldes das praças da sede do município. O objetivo é ampliar as atividades esportivas em Glicério, não só com a canoagem, mas com a implantação de aulas de jiu jitsu, futebol e também com um grande espaço para aulas do Art Luz”, explicou.

As festas religiosas nos distritos, que já fazem parte do calendário oficial de Macaé, estão mantidas. “Teremos pela primeira vez a Exposição Agropecuária da Serra, na segunda quinzena de setembro, que será realizada na Escola Técnica do Campo que deverá ser inaugurada no final do primeiro semestre deste ano. A área terá capacidade para o estacionamento de dois mil veículos”, informou.

O prefeito anunciou que após o carnaval será iniciada a reforma da antiga escola. “Na parte superior será construído um grande salão comunitário. Na parte de baixo, funcionará a biblioteca, lan house, banheiros e uma grande galeria com boxes para a exposição e venda de artesanatos e culinária típica da região, nos moldes da Feira Cria Sana”, completou.

Educação – Os moradores de Glicério solicitaram o funcionamento parcial tanto da creche quanto do ensino fundamental, já que no distrito está implantado o horário integral das 7h30m às 17h. “Os pais aqui preferem ficar parte do dia com seus filhos, diferente dos pais da cidade”, explicou o presidente da Associação de Moradores. De acordo com o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, a solicitação será encaminhada à secretaria de Educação para ser revista, assim como em relação ao acompanhamento da frequência dos professores, reivindicada pelos pais.

O prefeito anunciou que a Escola Municipal Raul Veiga ganhará cobertura na quadra de esportes, para garantir, mesmo com sol ou chuva, as aulas de educação física dos alunos. “Na região serrana, o ensino médio vai continuar tanto no Frade, como no Sana e em Córrego do Ouro. Mas para mantermos o curso precisamos no mínimo de 15 matrículas”, completou.

Segurança e Meio Ambiente – De acordo Riverton, novas viaturas estão chegando para o 32º Batalhão de Polícia Militar, localizado em Macaé. O tenente coronel Alnyr Ribeiro informou que foram solicitadas ao governo do Estado 10 veículos Blazer e 70 veículos modelo Gol para atender o 32º BPM. A previsão é que os veículos cheguem até o final deste mês. “O DPO de Córrego do Ouro vai ser construído em outro terreno na Fazenda Vitória. Para o de Glicério estamos aprovando o local e do Sana vai ser construído pela Emopi. Só falta definir a área do DPO da Bicuda”, explicou.

O prefeito Riverton Mussi informou que as construções à beira rio serão sempre coibidas. Por Lei, as construções só são permitidas a 30 metros de afastamento dos rios. O secretário de Obras,Tadeu Campos, informou que o proprietário que descumpre a lei é comunicado, notificado, recebe multa e o embargo da obra. “Isso não é uma norma municipal, ela provém dos órgãos de licenciamento estadual e federal”, explicou o secretário de Obras, informando o telefone do setor de fiscalização para denúncia de construções irregulares: 2765-1946.

A região serrana também receberá investimentos para a área de saneamento. “Vamos começar pela construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Frade, dando continuidade em Glicério, por meio da secretaria de Obras e da Empresa Municipal de Saneamento e Águas (Esane). Aonde não for possível a ligação com a estação, vamos estimular a construção de fossas filtro”, pontuou.

O prefeito anunciou também que está renovando o contrato com a empresa Cite Luz para a manutenção da iluminação pública, por meio da Emopi (Empresa Municipal de Obras e Iluminação Pública).

Estradas – Já foi autorizado o calçamento do trecho da localidade de Duas Barras até a Associação de Cavaleiros e Amazonas. A prefeitura de Macaé também dará prioridade para o projeto de recuperação de estradas vicinais que atendem os moradores e produtores rurais da região serrana. De acordo com Riverton, a recuperação das estradas utilizará um novo sistema de menor custo que dará maior durabilidade as intervenções e com custo inferior. “Vamos recuperar também o trecho de asfalto entre Óleo e Glicério, implementando também um projeto arquitetônico para este trecho. A estrada do Frade para o Sana também está prevista para 2011”.

Transporte – Os ônibus que atendem a região serrana vão voltar a ter seu ponto final no Terminal Central, atendendo a uma reivindicação dos moradores. O prefeito informou que também serão implantadas novas linhas do Frade a Bicuda e do Sana ao Frade. Está prevista também a construção de um terminal de Ônibus em Córrego do Ouro.

Casas populares – Durante o encontro com os moradores, o prefeito anunciou que irá construir 190 casas na região serrana: 30 no Frade, 30 na Estrela, 80 no Trapiche e 50 em Córrego do Ouro. A prefeitura de Macaé vai implantar a Fábrica de Tijolos no Trapiche, nos moldes da já construída na sede do município, no bairro dos Cavaleiros.

- Nossa intenção é de também gerar emprego e renda para a região, com a instalação de uma empresa fitoterápica do Nordeste, a Hebron, no Trapiche. A previsão é de geração de 80 empregos diretos. Estamos estudando também a implantação de outra empresa, do setor de transporte, que deverá gerar 400 empregos, informou o prefeito de Macaé.

Escolas Modelo – No final do encontro, o prefeito anunciou que Macaé terá até o final do primeiro semestre quatro escolas modelos. “O objetivo é termos colégios que preparem os alunos para cursarem as universidades que estamos implantado na cidade. Por isso, a meta é a implantação de quatro colégios modelos: um no Parque da Cidade, com 20 salas de aula; a Escola Técnica do Campo, em Córrego do Ouro, outras no Lagomar e na Aroeira”, explicou.

Participaram do encontro, o secretário de Interior, Delorme Ramos, o presidente da Emopi, Antônio Carlos Sardinha, o procurador geral do município, Sérgio Toledo, o subsecretário de Comunicação, Fernando Marcelo Tavares, representantes da Guarda Municipal Ambiental e da secretaria de Meio Ambiente.