Prefeito anuncia obras de infraestrutura para o Nova Holanda

15/01/2009 12:44:27 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Enquanto obras não começam, prefeitura inicia ações emergenciais de limpeza no bairro

Com 100 homens, três retroescavadeiras, seis caminhões e uma patrol, a prefeitura de Macaé, através de um trabalho conjunto das secretarias de Serviços Públicos e de Obras, iniciou nesta quinta-feira (15) ações emergenciais no bairro Nova Holanda. As ações atendem determinação do prefeito Riverton Mussi que esteve na localidade na tarde de quarta-feira (14), no Ciep Nova Holanda. Na visita, o prefeito anunciou obras de infraestrutura para o Nova Holanda.

As melhorias foram colocadas pelo prefeito para o presidente da Associação de Moradores do Nova Holanda, Vando Emanuel Barroso Fernandes, que acompanhou o prefeito na visita. As melhorias incluem drenagem, esgotamento sanitário, rede de água potável, pavimentação e serviços complementares. O custo total da obra, de acordo com o Termo de Extrato Contratual 330/2008, é de R$ 35.444.130,68.

- Vamos revitalizar o Nova Holanda, através dessas obras de infraestrutura que começarão logo. Enquanto isso, para melhorar as condições do bairro, as secretarias de Serviços Públicos e de Obras vão realizar ações emergenciais de limpeza de todas as ruas, disse o prefeito.

O secretário de Serviços Públicos, George Jardim, esclareceu que as ações já iniciadas compreendem varrição, raspagem, capina, melhoramento dos canteiros, recomposição dos meios-fios e paralelos, levantamento dos pontos de lixo para limpeza total, entre outras ações, como o levantamento feito junto com o coordenador de Saneamento da Semusp, Sérgio Bizzo, da situação da rede de esgoto para serem realizadas as intervenções necessárias nessa rede.

O secretário de Obras, Tadeu Campos, anunciou que será realizado um levantamento da situação de cinco ruas do bairro - Aurélio Cristiano da Silva, Ruas 7, 8, 10 e 11, principalmente em frente ao Ciep Nova Holanda.que não têm ponto de vazão e que sofrem constantes alagamentos com chuvas mais fortes. “Vamos intervir nessas ruas, para solucionar as questões dos alagamentos. Quando chove, para escoar as águas usamos as bombas instaladas pela Defesa Civil, mas vamos buscar a solução desse problema”, disse Tadeu Campos.

As ações emergenciais no bairro continuam até o início da próxima semana. “É uma ação conjunta entre as secretarias de Serviços Públicos e de Obras. Aqui, o primeiro passo é a limpeza geral, a retirada do lixo e dos entulhos, a recomposição das ruas e depois a manutenção, já que não adianta apenas limpar, mas é preciso fazer a manutenção dessa limpeza, até que o bairro receba as obras de infraestrutura já anunciadas pelo prefeito Riverton”, disse George Jardim.

O secretário lembrou que junto com as obras de limpeza, acontece também a retirada dos entulhos resultantes das casas demolidas pela prefeitura na beira do canal da Nova Holanda para construção de uma ponte, unindo o bairro à rua situada nos fundos do Estádio Cláudio Moacyr, na Barra de Macaé.

O presidente da Associação de Moradores do Nova Holanda, Vando Emanuel, colocou a satisfação dos moradores pelas ações. “Ontem, o prefeito aqui esteve e anunciou obras para o bairro. Hoje, já começaram essas ações. A comunidade está satisfeita e aguardando agora as obras definitivas que vão mudar o Nova Holanda. Aproveitei a oportunidade e agradeci ao prefeito Riverton Mussi pela chegada da água, através da parceria prefeitura com a Cedae”, comentou.