Prefeito anuncia reforma das escolas durante as férias

22/11/2009 18:04:38 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Na Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo, no Sol y Mar, prefeito e vice participam de reunião com pais dos alunis

O ano letivo 2010 para os cerca de 40 mil alunos das escolas da rede municipal de Macaé vai começar com um estímulo a mais para o estudo: o prefeito Riverton Mussi anunciou que um grande mutirão formado por mais de 200 trabalhadores vai reformar todas as unidades escolares. Serão 60 dias de trabalho árduo: de 15 de dezembro a 15 de fevereiro. O objetivo é melhorar a estrutura física das escolas para dar aos alunos e educadores espaços que estimulem o aprendizado e a convivência social entre crianças e adolescentes.

- Queremos que os alunos comecem as aulas em escolas que estimulem o estudo, por isso esse mutirão de trabalho vai reformar todas as unidades – comentou o prefeito, que visitou na semana passada duas unidades que serão beneficiadas com a melhoria na estrutura física: o Colégio Estadual Municipalizado Imboassica e a Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araújo, no Sol y Mar.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia; os secretários de Governo, André Braga; de Obras, Tadeu Campos; o presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antonio Sardinha, e o vice da autarquia, Carlos Eduardo Jardim, acompanharam o prefeito nas visitas.

Em Imboassica, o prefeito se encontrou com a diretora adjunta do colégio, Cristiane Alves e após visitar as instalações da escola, determinou a construção de um novo colégio em sistema modular em uma área que a prefeitura adquiriu no bairro para ser implantado o Ensino Fundamental e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Já onde hoje funciona o Colégio Estadual Municipalizado Imboassica, a prefeitura vai concluir a reforma no local, para abrigar a creche e um Centro Comunitário.

Na escola do Sol y Mar, a diretora Elisa Cristina explicou que estudam
467 alunos do maternal dois ao quinto ano. O prefeito e a secretária de Educação se encontraram com pais de alunos e educadores e informaram que buscam, junto com a equipe técnica do governo, a melhor solução para a reforma da unidade escolar.

A vice-prefeita Marilena Garcia destacou que a mão-de-obra das mulheres que fizeram diversos cursos ligados à construção civil ministrados pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) poderá ser usada no mutirão de reforma das escolas. “As mulheres são muito caprichosas e têm capacidade técnica para desenvolver os trabalhos”, disse. Os cursos realizados pelas mulheres foram de Básico de Alvenaria; Básico de Cerâmica, Piso e Azulejo; Básico de Elétrica Residencial; Básico de Hidráulico e Básico de Pintura de Parede.