Prefeito apresenta projeto de revitalização da orla da Imbetiba

23/02/2011 15:06:44 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

Orla será toda reestruturada

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, apresenta neste sábado (26), às 18h30m, o projeto de revitalização da orla da Imbetiba. A apresentação será feita na própria orla, com a presença da Associação de Moradores do bairro, e toda comunidade está convidada. A reforma da orla é um dos propostas estruturantes do Planejando Macaé, que está sendo desenvolvido pela secretaria de Governo e a equipe de consultores do arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

- A reforma da orla da Imbetiba faz parte do plano de governo e é uma antiga reivindicação dos moradores do bairro e da cidade como um todo. Nossa meta é desenvolver projetos estruturantes que dêem uma nova ordem na cidade. Além de estarmos focados em ações para o presente, para uma cidade mais humanizada, o governo municipal está desenvolvendo metas do para o planejamento estratégico para Macaé até 2021, explicou o prefeito.

A Associação de Moradores da Imbetiba (AMAI) está acompanhando o projeto de perto. “A AMAI está de acordo com todas as intervenções que forem necessárias para a melhoria na orla da praia de Imbetiba, pois estamos aguardando essa obra há 20 anos e, agora estamos confiantes que essa obra tão aguardada irá sair do papel”, disse o presidente da Associação, Marcelo Peixoto.

A revitalização da orla da Imbetiba será o primeiro projeto estruturante do Planejando Macaé a ser implantado e já está aprovado e licitado. O projeto é de arquitetos macaenses e propõe a divisão da orla em quatro partes. O canto, próximo à sede da Petrobras, terá arquibancada, campo de areia, abrigos novos de ônibus e outras intervenções. A praça terá a Plataforma Cultural da orla. A área central, onde fica a muralha que será rebaixada, terá ciclovia e estacionamento. A Memória, área próxima aos cemitérios, que contará com estátuas de personalidade de destaque do município. Também consta do projeto uma passarela ligando dois dos piers da orla (os mais próximos da praça). A nova orla terá também novos mobiliários, iluminação e playground.

O projeto de requalificação da Imbetiba está inserido no Planejando Macaé e integra-se ao projeto arquitetônico da Plataforma Cultural, que é uma proposta da consultoria do urbanista Jaime Lerner. O projeto da Plataforma é uma proposta de um local de potencialização da cultura, com espaços para mostras, exposições, entre outras coisas.

Esta semana, o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, o presidente interino da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Rosalvo Júnior, o coordenador Técnico da Equipe Municipal do Planejando Macaé, Paulo Patrocínio Júnior, os arquitetos responsáveis pelo projeto de revitalização da orla da Imbetiba, Ian Wyatt e Frederico Guedes, e o coordenador Extraordinário de Assuntos Comunitários, Cassiano Barcelos, participaram de reunião onde foi discutido detalhes do projeto.

- O projeto resgata uma característica que a Imbetiba apresentava anos atrás: o turismo na orla, por onde circulavam as famílias macaenses e turistas. Com este novo projeto de revitalização, com certeza teremos um novo atrativo para os moradores do bairro e da cidade. Aguardamos com expectativa a realização desse projeto e por ser um ponto central e de fácil acesso à visitação, passará a ser um local de grande atrativo com várias opções de lazer-, destacou Rosalvo Júnior.

Já o subsecretário de Governo, Fernando Amorim, ressaltou que o objetivo da prefeitura de Macaé, é implementar pelo Planejando Macaé, projetos estratégicos urbanos até o final de 2012. Além da reurbanização da orla da Imbetiba, estão previstos também a reforma e requalificação do calçadão da Avenida Rui Barbosa; a revitalização do Mercado de Peixe; a duplicação e requalificação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) para Boulevard privilegiando os pedestres no trecho entre a Cancela Preta e o trevo da Praia Campista; a implantação do Veículo Leve sobre Trilho – VLT – Metrô Macaé e a segunda etapa das obras de infraestrutura no Lagomar.

- Estamos trabalhando integrados com todas as secretarias envolvidas nos projetos do Planejando Macaé. O turismo também está sendo focado, quando desenvolvemos projetos estruturantes urbanos que também levam em conta esta questão, como é o caso da orla da Imbetiba. Além da participação das diversas áreas do governo municipal e da equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner , a sociedade também tem papel fundamental, onde todos os projetos são discutidos e apresentados antes de serem desenvolvidos -, disse o subsecretário de Governo.

Para o coordenador Extraordinário de Assuntos Comunitários, esta é uma inovação de política pública implementada pelo governo Riverton Mussi.

- O governo municipal faz essa integração com a população, mostrando o que vai ser realizado. Isso é uma coisa inédita no município -, pontuou Cassiano Barcelos.


Fotos Relacionadas