Prefeito: Barra ganhará UPA e Lagomar terá Clínica da Família

23/09/2009 16:04:57 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito acertou detalhes sobre novas unidades com governador

A Barra de Macaé terá uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e o Lagomar será beneficiado com a Clínica da Família. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi, que se reuniu com o governador Sérgio Cabral para acertar os detalhes do projeto. A UPA será uma parceria com o governo do estado e a Clínica da Família um investimento exclusivo da prefeitura.

- No início, nosso projeto era instalar a UPA no Lagomar, no entanto, técnicos do governo do estado visitaram Macaé e por meio de estudo de viabilidade técnica, concluíram que o melhor local para a Unidade de Pronto-Atendimento é na Barra – informou o prefeito, acrescentando que a UPA ficará no antigo terminal de passageiros do bairro.

De acordo com o prefeito, a UPA terá capacidade para atender até 500 pessoas por dia. “O local será estratégico para facilitar o acesso de moradores da Barra, Fronteira, Barreto, Aeroporto, entre outros bairros”, comentou. O governo do estado vai construir a unidade e a prefeitura vai manter até 30 de junho de 2010. Depois dessa data, o Estado assume a manutenção”, explicou Riverton.

- Conversamos com o governador para antecipar a obra, que estava prevista somente para o próximo ano, devido ao constante aumento populacional em Macaé e consequentemente, maior número de pessoas buscando a rede municipal de saúde. O atendimento na UPA será 24 horas e será mais um reforço de porte expressivo para a rede – afirmou.

O município vai disponibilizar para o Estado a área para a instalação da UPA, que terá sistema modular. A UPA é uma unidade moderna e equipada para exames de raios-X, ultra som, gesso e laboratório, além de funcionar como uma unidade para atendimento de urgência e emergência inclusive nos fins de semana.

Dia primeiro de setembro, o prefeito se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, para conversar sobre a construção da unidade. Na semana seguinte, técnicos do estado visitaram Macaé para a definição da área. A UPA é um serviço pré-hospitalar específico para pequenas e médias urgências e emergências, inclusive odontológicas.

Já a Clínica da Família, no Lagomar, ficará localizada na avenida principal do bairro e será uma referência de atendimento de saúde no bairro, com diversos serviços para a população.