Prefeito convida e Zico vai participar da inauguração do estádio de Macaé

24/06/2010 14:14:53 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Está tudo certo para seleção máster do Flamengo jogar contra a seleção máster brasileira na inauguração do Estádio Cláudio Moacir

RIO - O maior jogador brasileiro da história do Flamengo e um dos dois maiores futebolistas do país, Arthur Antunes Coimbra, o Zico, será a grande atração da inauguração do Estádio Cláudio Moacir de Azevedo, na Barra de Macaé, dia 17 do próximo mês. A ida de Zico a Macaé partiu de um convite do prefeito Riverton Mussi, como um presente para os moradores de Macaé no mês de aniversário de 197 anos do município, e representa a entrega de uma das maiores obras do governo.

- Zico é um ídolo do Flamengo e da história do futebol brasileiro, e com certeza um exemplo para nossas crianças e jovens dentro do esporte. Vamos inaugurar o estádio dia 16, sexta-feira e no dia 17, sábado, a seleção máster do Flamengo vai jogar contra a seleção máster brasileira. Será uma partida festiva para a abertura do estádio. Esses ídolos falam da história do Flamengo e do quanto é difícil chegar até às conquistas, mostrando para nossos jovens um caminho de perseverança, trabalho e responsabilidade – anunciou o prefeito, que se encontrou com Zico na quarta-feira (23), no Centro de Futebol Zico (CFZ), no Rio.

Os craques Adílio e Nunes, que estavam com Zico no CFZ, também vão participar do jogo da seleção máster do Flamengo. Acompanhando o prefeito estava o subsecretário de Esportes, Rogério Maciel. Zico, que foi eleito como o terceiro maior futebolista brasileiro do século XX, o sétimo maior da América do Sul e o décimo-quarto entre todos do mundo, segundo a Federação Internacional de Futebol (FIFA), disse que o jogo será uma grande comemoração.

- Já combinei com o prefeito minha ida para Macaé dia 17, para jogar na inauguração do estádio, junto com meus ex-companheiros do Flamengo. O máster do Flamengo estará presente nesta festa de inauguração do estádio e a população pode esperar uma linda comemoração em um momento importante para a cidade – comentou Zico.

O atleta, que é um dos quatro brasileiros a figurar no Hall da fama da FIFA (os outros são Pelé, Garrincha e Didi), elogiou a iniciativa do prefeito Riverton de construir o estádio Cláudio Moacir. “O estádio vai se tornar uma praça grande do estado, mais uma opção dos clubes. O incentivo ao esporte é sempre importante para a cidade. Tomara que todos saibam aproveitar bem este momento. O estádio tem tudo para oferecer um bom entretenimento para a população local”, ressaltou Zico.

Durante o encontro com Riverton no CFZ, Adílio e Nunes se mostraram animados com a partida em Macaé e adiantaram a presença de craques na máster do Flamengo, como, além de Zico, Nunes e Adílio, Rondineli, Jaime, Fábio Luciano, Júnior Baiano, Djalminha, Nélio, Andrade, Piá, Renato Carioca, Reinaldo, Djair, Bigu, Marquinhos, Delacir, Júlio César, Pais, Adriano e Ailton. Craques como Romário, Bebeto, Donizeti e Viola farão parte da seleção brasileira máster.

- Será um jogo inédito em Macaé, festivo para a inauguração do estádio e tenho certeza que todos vão gostar – comentou Adílio. Para Nunes, a inauguração do estádio é um sonho da população que o prefeito realiza. “O prefeito convidou Zico e ele adequou sua agenda porque foi um convite para ir a Macaé. Uma cidade do porte de Macaé ter um estádio como o Cláudio Moacir é sensacional, motiva bastante os jovens”, disse. “É um gol de placa da prefeitura”, acrescentou Adílio.

Para o subsecretário de Esportes, Rogério Maciel, a presença de craques que participaram da Copa do Mundo em 1994 e 1998 será um motivo de incentivo para as crianças e jovens. “O prefeito Riverton Mussi prioriza o esporte como forma de inclusão social e traz à inauguração do estádio uma partida que será um presente para todos que gostam de futebol”, pontuou.

Estádio Cláudio Moacir terá 15 mil lugares

O estádio Cláudio Moacir de Azevedo será inaugurado pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, com capacidade para 15 mil pessoas. Será o único do Estado do Rio a ter o alambrado em policarbonato, um material de alta transparência e resistente a impactos.

Ocupa uma área de 30 mil metros quadrados e será um dos mais modernos do Estado do Rio de Janeiro. A iluminação, assim, como todos os detalhes da obra, segue normas da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, Estatuto do Torcedor, Vigilância Sanitária e Polícia Militar. Com três arquibancadas, o estádio tem cabines de rádio e televisão, que ficam em cima da arquibancada 2, e terá ainda uma escola e um mini-shopping.

Zico: ‘Esporte educa e disciplina’

Ao comentar os investimentos feitos em esporte pela prefeitura de Macaé, como a construção do Estádio Cláudio Moacir de Azevedo e o Programa de Iniciação Desportiva (Pides), Zico salientou que o esporte orienta, educa e disciplina.

- O esporte é motivador, cria na criança e no jovem o espírito competitivo e quando ele está com a cabeça voltada para o esporte, não pensa em outra coisa. O jovem, sendo bem orientado, faz com que o esporte socialize, principalmente o futebol, que reúne todas essas situações. É preciso ter bons educadores, não só o técnico. O trabalho, quando é realizado em praças, forma o cidadão, dando a ele condições para estar bem na sociedade - analisou.

Zico foi eleito o nono maior jogador do século XX pela revista France Football, e o nono Brasileiro do Século no esporte, segundo pesquisa realizada pela revista IstoÉ.

Atualmente diretor de futebol do Flamengo, Zico foi o líder da vitoriosa trajetória do Flamengo nas décadas de 1970 e 1980, com ápice nas conquistas da Taça Libertadores da América e do Campeonato Mundial de Clubes pela equipe carioca, além de quatro títulos no Campeonato Brasileiro e de suas participações pela Seleção Brasileira nas Copas Argentina 1978, Espanha 1982 e México 1986.

Em uma pesquisa realizada em novembro de 2006 pelo jornal italiano La Repubblica sobre os maiores jogadores brasileiros na Itália, Zico aparece em primeiro, à frente de Falcão, Kaká, Careca e Ronaldo, dentre outros. Zico atuou por dez anos pelo Brasil, marcando 66 gols em 89 partidas, tendo saído como segundo maior artilheiro da Seleção, atrás apenas de Pelé (depois, foi ultrapassado por Romário).

Zico anotou 826 gols em toda sua carreira; 516 gols em partidas oficiais (Primeira divisão, Seleção Brasileira, copas nacionais e internacionais) e 310 em torneios não oficiais, Juvenil e amistosos.


Fotos Relacionadas