Prefeito cria comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas

17/04/2009 17:37:36 - Jornalista: Joanna Benjamin

Foto: João Barreto

Objetivo é planejar e executar as ações de Defesa Civil

Com objetivo de planejar e executar as ações de Defesa Civil promovendo a redução dos desastres por meio de prevenção, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, criou a Comissão Permanente de Ações Emergenciais e Preventivas que terá representantes de órgão e entidades da Administração Pública. O prefeito sancionou nesta quinta-feira (16) o decreto número 058/2009 que cria a comissão.

Segundo o coordenador de Defesa Civil, Eric Schüller, com a implantação do Sistema Municipal de Defesa Civil (Simdec) que também está presente no mesmo decreto, as ações emergenciais do município serão facilitadoras. Cada órgão ou entidade será presenteado por um titular e/ou suplente.

- O Sistema foi reorganizado por conta da reforma administrativa. Com isso foi criada a Comissão que será uma força tarefa dos órgãos e entidades do município junto a nossa coordenadoria. Vamos ter reuniões quinzenais para definir estratégias para curto, médio e longo prazo, explicou Eric acrescentando que a Comissão terá a responsabilidade de integrar as pessoas e formular planos de contingências para o município e a coordenadoria será a gestora dos planos de prevenção.

O Sistema Municipal de Defesa Civil tem, além das atribuições da Comissão, o Plano de Ativação do Sistema de Alarme de Defesa Civil classificados em três níveis. O Nível Um é Emergência Extraordinária. Os titulares de cada órgão, ou entidade, atendendo a convocação do prefeito, deverão comparecer ao local por ele determinado, onde receberá o Posto de Controle de Emergência.

Já o Nível Dois é classificado como grandes emergências onde um plantonista que permanecerá no órgão terá poderes para mobilizar pessoas e material, incluindo unidades descentralizada e subordinada a seu órgão ou entidade.

E o Nível Três é classificado como pequenas emergências, onde terá um plantonista designado e com possibilidade de atendimento imediato por rádio ou telefone com poderes de mobilização de poucas pessoas e de equipamentos para entendimentos emergenciais.