Prefeito define com secretários e empresas mudanças no transporte

06/10/2009 18:02:19 - Jornalista: Assessoria Mobilidade Urbana

Foto: Luiz Bispo

Reunião aconteceu no Gabinete do prefeito

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, se reuniu nesta terça-feira (7) com o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, além de representantes das empresas 1001 e Rio Card. Na oportunidade, foram tratados assuntos relacionados a melhorias no transporte da cidade, como aumento da frota, gratuidades e bilhetagem eletrônica.

Com mais de 100 mil usuários por dia, Macaé apresenta um cenário típico das grandes cidades, como ônibus lotados principalmente nos horários de pico. Segundo o representante do Conselho Administrativo da empresa 1001, que responde pela Rápido Macaense, o diretor Gustavo Rodrigues, existe um compromisso da concessionária para que todos os esforços estejam voltados para a efetivação das melhorias a serem apontadas pelos estudos.

Repensar essa demanda da cidade e buscar novas soluções tem sido uma preocupação do município, de acordo com o prefeito Riverton Mussi.

- Atender aos anseios de nossa população no que se refere ao transporte público está entre as nossas prioridades. Reuniões como essa tem esse objetivo, alcançar um bom entendimento entre poder público e iniciativa privada a fim de obtermos melhorias para o macaense, afirma Riverton.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, destacou a importância do aumento da frota além da inclusão de micro-ônibus que auxiliem no transporte de usuários em áreas como Nova Holanda, Malvinas e Nova Esperança onde as condições das vias dificultam o tráfego de ônibus convencionais. Para Jorjão o encontro marca um novo tempo para o transporte na cidade.

- Viemos de um longo período de análise e visitas a outras cidades como Belo Horizonte, Curitiba, Brasília buscando trazer para Macaé mais qualidade em algo que tem impacto direto no dia a dia das pessoas como o transporte público – ressalta, informando que, para isso, já está sendo elaborada a outorga da concessão de direito real ou pessoal do uso dos terminais urbanos a ser encaminhado ao legislativo para aprovação como também a criação de uma Câmara de Compensação Tarifária.

Passe escolar e social serão eletrônicos em 2010

Durante o encontro, foi definido a realização de um estudo de dimensionamento da frota a fim de apontar a realidade da demanda e pontos em que haja defasagem de veículos. A partir da próxima semana, um grupo de trabalho também se dedicará a formatação da implantação total da bilhetagem eletrônica contemplando as gratuidades como passe social e passe escolar.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, a partir de janeiro de 2010, os alunos da rede pública poderão contar com o cartão eletrônico personalizado que permitirá o fim do uso irregular do beneficio, além de trazer mais agilidade ao sistema. “Este grupo estará empenhado na concepção de um projeto executivo que trará as diretrizes da bilhetagem, colocando nossa cidade com o que há de mais moderno nestes sistemas”, explica.

Estiveram ainda presentes no encontro o presidente da Mactran, Moisés Moreira; o subsecretário de Transporte, Marins de Oliveira Júnior, juntamente com equipe técnica; o procurador Geral do Município, Sérgio Tolledo; o secretário de Planejamento, Sérgio Martins, o controlador Geral do Município, Wildelmo Natalino; o secretário de Fazenda, Cássius Ferraz; técnicos da secretaria de Ciência e Tecnologia e o superintendente da Macaense, Sérgio Hübner e equipe.