Prefeito e comandante do 32º BPM discutem segurança na Serra

28/05/2009 16:16:24 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Alexandre Fontenelle e Riverton Mussi conversam sobre medidas de segurança pública na Região Serrana

O prefeito Riverton Mussi e o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Alexandre Fontenelle, se reuniram com cerca de cem moradores da Região Serrana nesta quinta-feira (28), na Casa do Fazer Óleo-Glicério, com o objetivo de conversar sobre a segurança pública local. O prefeito anunciou a melhoria das instalações dos Destacamentos de Policiamento Ostensivo dos distritos, e confirmou o início das obras de recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168. O encontro desta quinta foi promovido pela Comissão Organizadora de Propostas da Região Serrana.

- O DPO de Córrego do Ouro será transferida para a área da antiga Fazenda Vitória, e os Destacamentos de Policiamento Ostensivo (DPOs) de Glicério e do Sana também terão novos locais, que ainda estão sendo definidos. Já em Bicuda, a prefeitura também vai construir um DPO para o Estado ficar responsável pelos recursos humanos – afirmou o prefeito.

Riverton comentou que a prefeitura está disponível para permanecer fazendo parcerias com o batalhão e ressaltou a necessidade da Região Serrana estar coberta na questão da segurança. “A prefeitura olha com muita atenção os distritos da região serrana, por isso inauguramos a subprefeitura da Serra, para onde estamos levando todos os serviços disponíveis na sede da prefeitura”, comentou.

O prefeito citou também que vai solicitar apoio ao governador Sérgio Cabral para a aquisição de mais veículos para o batalhão em Macaé. “O comandante Fontenelle tem sido um grande parceiro da cidade e a prefeitura vai continuar atuando para ajudar, no que for possível dentro da legislação, o batalhão”, disse, acrescentando a importância dos encontros com as comunidades para discutir as necessidades de cada local.

Efetivo do batalhão vai aumentar em 40%

De acordo com o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Alexandre Fontenelle, duas turmas de novos policiais irão reforçar o contingente de 672 homens e mulheres que atuam na corporação: a primeira turma com 75 novos policiais e a segunda turma com mais 150 homens. Os primeiros 75 policiais serão agregados ao batalhão no segundo semestre. “Com as novas turmas, teremos um acréscimo de 40% no contingente do batalhão”, comentou.

Fontenelle informou que quando chegarem os novos veículos para o batalhão, a distribuição será em cima das estatísticas. “As viaturas serão distribuídas de acordo com a mancha criminal”, frisou.

O comandante disse também sobre a importância das parcerias para a segurança pública. “A marca do comando é estar presente em todas as comunidades de atuação do Batalhão e as parcerias com a prefeitura e a população sempre ajudam. Segurança pública é a nossa prioridade”, frisou.

Participando das discussões sobre segurança, a diretora do Colégio Municipal Pedro Adami, em Córrego do Ouro, Mary Lice, e a professora orientadora Simone Machado elogiaram o projeto da Guarda Municipal que levou à escola um ciclo de palestras, durante uma semana. “Os guardas estão muito bem preparados para falar de temas importantes como drogas, violência, pedofilia. A escola inteira gostou do projeto”, comentaram.

O secretário de Ação Social, Júlio César de Barros, afirmou que o programa Nova Vida será ampliado na Serra, onde serão implantados mais projetos sociais. Para a representante da Comissão Organizadora de Propostas da Região Serrana, Rosemeire Pinheiro, o encontro desta quinta foi importante para ampliar a discussão sobre segurança com a comunidade. “Tivemos uma intensa participação dos moradores e vamos continuar organizando discussões com esta”, comentou.

Participaram do encontro com a comunidade o delegado da Polícia Federal, Rogério de Souza, o vereador Ronaldo Gomes, o subsecretário da Guarda Municipal, Anderson Ribeiro,e o representante do Governo do Estado, Gilberto Áureo.

Obra terá acostamento e ciclovia ligando Córrego do Ouro a Trapiche

O prefeito Riverton Mussi lembrou durante a reunião com os moradores que o recapeamento asfáltico das rodovias estaduais RJ-162 e RJ-168, que ligam Macaé aos distritos da Região Serrana, terá acostamento e ciclovia ligando Córrego do Ouro a Trapiche.

Nas rodovias RJ-168 e RJ-162, o investimento será de R$ 1,5 milhão por parte da prefeitura e de R$ 33 milhões por parte do estado. O projeto foi ampliado para ser construída a ciclovia. Na RJ-168, o recapeamento com acostamento vai abranger do Trevo dos Dezessete até o Parque Atalaia e na RJ-162 do Parque Atalaia até Glicério.