Prefeito e secretário de Estado vistoriam 23 quilômetros de linha férrea

09/06/2009 17:54:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Vistoria percorreu trecho que corta 15 bairros

Vinte e três quilômetros da linha férrea que corta a parte urbana de Macaé foram vistoriados nesta terça-feira (9) pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB), o secretário Estadual de Transportes, Júlio Lopes, o secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira e técnicos da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária que administra a ferrovia. O objetivo foi vistoriar o trecho e avançar na implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Macaé.

De Cabiúnas a Imboassica, a comitiva utilizou um auto-de-linha – veículo ferroviário de pequeno porte para transporte de equipamentos, inspeção e manutenção da via – para verificar cada trecho previsto dentro do projeto para o trem de passageiros percorrer. Os trechos dos 15 bairros que cortam a linha férrea foram vistoriados: Lagomar, São José do Barreto, Ajuda, Barra, Botafogo, Centro, Miramar, Visconde, Cajueiros, Riviera, Praia Campista, Bairro da Glória, Cavaleiros, Lagoa e Imboassica.

Segundo o prefeito, o objetivo é implantar o VLT para dar opção de transporte coletivo para a população, melhorando a mobilidade de um lado a outro da cidade. "O projeto é compatível com a rede e agora estamos discutindo a viabilidade técnica e econômica para construirmos essa ligação do norte ao sul do município por meio do Veículo Leve sobre Trilhos. O projeto vai dar alternativa para o transporte de passageiros na cidade", afirmou, acrescentando que a prefeitura está conversando com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para avançar no projeto.

Riverton lembrou que está em análise o número de estações que o sistema pode ter. Para o secretário Júlio Lopes, a viabilidade do projeto é concreta. "Vamos fazer todos os estudos necessários, mas a viabilidade aparente é muito grande. Não será necessário muito esforço de recuperação da via, porque existe um nível de conservação. Os técnicos da secretaria vão permanecer na cidade para fazer o estudo detalhado", comentou Júlio, lembrando que o governo do estado está dando o suporte técnico do VLT.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, a visita do secretário reforça o projeto da prefeitura de transformar em realidade o sonho para a implantação do VLT. “Hoje (terça) estamos cumprindo mais uma etapa do projeto com o objetivo de levar à população um projeto alternativo de mobilidade que vai atender um grande número de pessoas em horário de pico”, destacou Jorge Tavares.

Para o subsecretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, o VLT é uma tendência mundial para o transporte de pessoas. “Macaé não tem empecilhos na linha férrea, como a divisão de moradias, o que é um facilitador”, ressaltou. O Programa Macaé Cidadão está fazendo uma pesquisa das linhas de desejo da população para ser incluída nos dados que a prefeitura fornece ao estado.

Prefeito se encontra com presidente da FCA nesta quarta-feira

Para dar andamento ao projeto do VLT, o prefeito Riverton Mussi e o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, se encontram nesta quarta-feira (10) com o presidente da FCA no Rio de Janeiro, às 15h. “Queremos incluir a FCA no projeto, por se tratar da concessionária que administra a via. Pensamos que não haverá problema porque o projeto é focado na melhoria do transporte para a população”, disse o prefeito.

Segundo a coordenadora de projetos da secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudia Manhães, o sistema prevê a instalação de passagens de nível para pedestres e veículos. “Quando os vagões forem passar, a passagem de nível será fechada para pedestre”, citou.

Pelo modelo estudado, uma composição terá dois vagões, que devem funcionar em uma velocidade de 30 quilômetros por hora. Também participaram da vistoria o gerente de via da FCA, Éderson Almeida; o diretor adjunto de engenharia da secretaria Estadual de Transportes, Marcelo Nery e o diretor de engenharia da secretaria, Fábio Tepedino.

Audio

Entrevistado: Prefeito Riverton Mussi
Reporter: Carlos Alberto Ticalo