Prefeito estreita laços com forças de segurança

16/12/2009 16:06:54 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Convênio garante cessão de estagiários para quatro forças de segurança a partir de janeiro

Convênio assinado entre o prefeito Riverton Mussi (PMDB) e quatro forças de segurança da cidade, nesta terça-feira (15), no gabinete, vai garantir a cessão de estagiários para as instituições a partir do próximo mês. O convênio foi firmado com a Delegacia Regional de Polícia Civil, Delegacia de Polícia Federal, Posto Regional de Polícia Técnica-Científica e o 32º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com o prefeito, o objetivo do convênio é dar suporte às forças de segurança com mão-de-obra em fase de qualificação e dar oportunidade para alunos de graduação de Macaé entrarem nas áreas em que estudam e conhecerem melhor a futura profissão. “Nas secretarias municipais, trabalham diversos estagiários que têm a oportunidade de conhecer as atividades cotidianas de suas futuras áreas de atuação. Com o convênio, estamos ampliando esta oportunidade dos jovens para importantes forças de segurança da cidade”, disse.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM-Macaé), Edimilson Jório, informou que o GGIM – criado para ser o elo entre o governo municipal e as forças de segurança – vai acompanhar o convênio. “Vamos monitorar o andamento deste programa, importante para os jovens e que fortalece a boa relação entre a prefeitura e os órgãos de segurança do município, que poderão usar os seus agentes em outras atividades”, disse.

Estagiários de Direito e de Administração serão cedidos para a Delegacia Regional de Polícia Civil. “Essa parceria supre uma necessidade de funcionários e garante aos alunos o exercício de sua profissão”, comentou o delegado José Geraldo Araújo. A Delegacia Regional atende aos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Quissamã, Conceição de Macabu e Carapebus, fiscalizando as delegacias dos municípios.

O delegado de Polícia Federal, Júlio César Ribeiro, informou que para a Polícia Federal serão cedidos estagiários de Direito e Administração. “Os estagiários vão aprender um pouco o que é ser polícia”, acentuou. O representante do Posto Regional de Polícia Técnica-Científica, José Carlos da Mota, comentou que os estagiários de Química, Recursos Humanos e Assistência Social vão trabalhar em diversas atividades, como no atendimento. “Será uma importante parceria”, atestou.

O comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Alnyr Ribeiro, não pode comparecer à assinatura do convênio devido a compromissos agendados anteriormente. O prefeito já assinou o convênio com o Batalhão e destacou a ótima atuação do comandante frente ao grupo. “Somos parceiros do Batalhão de Polícia Militar, assim como somos parceiros do governador Sérgio Cabral, com quem implantamos a Delegacia Legal”, destacou.