Prefeito ganha título de cidadão de Bom Jardim

07/03/2010 16:05:44 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito de Macaé (à esquerda) recebe o título de cidadão de Bom Jardim do vereador Carlos Gastão (à direita); no Centro, o prefeito local, Afonso Monnerat

BOM JARDIM – O trabalho em busca do desenvolvimento regional integrado realizado pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi, desde o primeiro mandato como chefe do executivo macaense, em 2005, ganhou mais um reconhecimento nesta sexta-feira (5). Riverton recebeu o título de cidadania bonjardinense em solenidade promovida à noite, no Clube Maravilha, onde foi comemorado o aniversário de 117 anos do município da região serrana do Rio.

- É uma honra receber o título de cidadania de Bom Jardim, um município de pessoas trabalhadoras e preocupadas em contribuir para o progresso local. Sabemos que Bom Jardim investe em setores fundamentais, como educação, saúde e meio-ambiente e hoje (sexta) foi mais uma oportunidade para conversar com o vereador Gastão e com o prefeito Afonso Monnerat sobre ações regionais voltadas para o desenvolvimento social e econômico da população – comentou o prefeito, acrescentando a importância do intercâmbio entre municípios.

O vereador Carlos Gastão Carrilho foi o autor da indicação do título para o prefeito Riverton Mussi e para o gerente do programa Cidade Limpa da Câmara Permanente de Gestão (CPG) da prefeitura de Macaé, Adrian Mussi. “Riverton realiza em Macaé um trabalho exemplar com investimento dos royalties do petróleo em obras de infraestrutura, como a macrodrenagem e sem dúvida, é uma liderança regional. Adrian Mussi é outra pessoa que promove projetos importantes para a população e defende a região como um todo”, afirmou Gastão.

Para Adrian Mussi, a conquista do título de cidadão bonjardinense é importante para abrir mais diálogo entre os municípios sobre projetos de sucesso nas áreas de inclusão social e digital, desenvolvimento local e agricultura. “Agradeço o carinho da Câmara em conceder o título e parabenizo a população pela busca em ampliar sempre a qualidade de vida da cidade”, disse.

Quarenta e cinco homenageados receberam o título de cidadão bonjardinense e ganharam o diploma. Além de Riverton e Adrian, de Macaé, o professor José Sérgio da Silva também foi agraciado com o título pelo vereador Gastão. Todos foram homenageados pelos relevantes serviços prestados ao município de Bom Jardim. O prefeito de Macaé foi o escolhido para falar em nome dos 45 novos cidadãos bonjardinenses.

Já o prefeito de Bom Jardim, Afonso Monnerat ressaltou que a cidade está passando por uma nova fase de desenvolvimento, com baixo índice de desemprego. “Promovemos escola de qualificação, temos um bom relacionamento com o Legislativo e somos parceiros do prefeito de Macaé, uma grande liderança no estado”, pontuou.

Bom Jardim também é contra emenda Ibsen

A solenidade da Câmara de Bom Jardim que comemorou os 117 anos do município não foi marcada somente pelas homenagens para os novos cidadãos bonjardinense. Os vereadores e o prefeito da cidade uniram voz ao prefeito de Macaé, Riverton Mussi, contra a emenda do deputado Ibsen Pinheiro, que prevê que os royalties dos campos de petróleo no pós-sal e no pré-sal sejam distribuídos pelos 27 estados da federação e os 5.561 municípios brasileiros. “Se a emenda Ibsen for aprovada, a lei é automática e os royalties cairão de R$ 345 milhões anuais para R$ 1,5 milhão por ano em Macaé”, disse o prefeito.

Afonso Monnerat, prefeito de Bom Jardim, classificou como “irresponsável” a emenda proposta pelo deputado. “É importante todos os prefeitos do Rio estarem unidos ao governador para dizer não à essa emenda”, frisou. O vereador Gastão também concorda que a proposta é fora da realidade. “Essa emenda prejudica os municípios responsáveis pela produção do petróleo, o que é uma injustiça”, acrescentou o parlamentar.

Participaram da sessão solene em Bom Jardim o vice-prefeito Paulo Barros, o presidente da Câmara, Joelson Guedes, o vice-presidente da Câmara, Ademyr Gomes, o prefeito de Cordeiro, Sílvio Daflon, entre outras autoridades.

Encontro com Lula é nesta segunda

Nesta segunda-feira (8), o prefeito Riverton, o governador Sérgio Cabral e prefeitos da região se encontram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na cidade do Rio para a celebração pelo Dia Internacional da Mulher, na Estação da Leopoldina. Na ocasião, os prefeitos e o governador vão conversar com o presidente sobre as perdas financeiras do estado se a emenda Ibsen for aprovada.