Prefeito garante com governo federal praça para Malvinas

20/05/2011 17:56:01 - Jornalista: Janira Braga e Tânia Garabini

Foto: Divulgação

Com presidente da Fesportur (à direita), prefeito de Macaé garante Macaé em projeto esportivo do PAC 2

O prefeito Riverton Mussi (PMDB) participou nesta quinta-feira (19), na Sala Plínio Marcos, na Funarte, em Brasília (DF), da solenidade que marcou apresentação do cronograma para o início das obras das Praças dos Esportes e da Cultura – programa chamado inicialmente de Praças do PAC. Em Macaé, trabalho coordenado pelo gerente do PAC da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Vladimir Paschoal, garantiu para o município a Praça dos Esportes e da Cultura na Rua Maria José Mahon Santos, nas Malvinas.

Em 2012, a comunidade da Malvinas terá a praça com biblioteca, cineteatro, quadra poliesportiva e outros. A definição das metas foi repassada na reunião em Brasília, que teve a participação do prefeito, do presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Alex de Moraes e o gerente do PAC Macaé. As ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Ana de Hollanda (Cultura) comandaram a reunião com os prefeitos de projetos já aprovados.

- Dentro do PAC 2, firmamos parceria com o governo federal para obras de cerca de R$ 108 milhões, como a continuação da infraestrutura no Nova Esperança, urbanização do Complexo da Ajuda, elaboração de projeto para Malvinas, criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, projetos para ampliação do sistema de saneamento de água de Macaé e para os locais do Lagomar que ainda não foram urbanizados. Além disso, Macaé será beneficiada com oito Unidades Básicas de Saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento, e a praça nas Malvinas. A parceria reflete o bom relacionamento com o governo federal e a importância de realização de projetos focados na melhoria das condições de vida da população – observou o prefeito.

Segundo Riverton, a Malvinas será contemplada com uma praça de três mil metros quadrados, contendo dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer. Será construída a sede para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com capacidade para 60 pessoas, quadra poliesportiva coberta. Na parte aberta, a praça terá pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada. O projeto total custará R$ 2,2 milhões a serem custeados pelos ministérios da Cultura, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e Trabalho e Emprego.

O presidente da Fesportur, Alex de Moraes, destacou que projetos esportivos de acompanhamento contínuo serão implantados junto com a praça na comunidade das Malvinas. “A união do governo municipal com o governo federal resulta em mais esse benefício para a comunidade, que será multiuso e permitirá a prática de diversas modalidades esportivas”, disse.

De acordo com o gerente do PAC Macaé, dia 15 de julho será entregue o plano de gestão aos ministérios. E até 16 de setembro, a prefeitura de Macaé assina com a Caixa Econômica Federal (CEF) o projeto da obra. Em 60 dias acontece a assinatura do contrato, e em 180, o início das obras.

Para Vladimir Paschoal, a praça tem um conceito proveitoso e funcional, pois concentra em um único equipamento público, diversas atividades e serviços culturais, esportivos e de lazer. “O local tem característica multissetorial e promoverá a cidadania e a integração entre os moradores, além de disponibilizar espaço para cursos de capacitação”, citou.

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que com os recursos do PAC, o Governo garante equipamentos de esporte e cultura para as áreas mais carentes das grandes cidades brasileiras. “O objetivo do Governo é estabelecer uma parceria com as prefeituras para o enfrentamento dos problemas urbanos dessas cidades”, ressaltou.

O Ministério da Cultura pontuou que vai ajudar na capacitação dos gestores e na fiscalização dos projetos, que terão a verba liberada pela Caixa Econômica Federal. “As Praças do Esporte e da Cultura são a tradução do Programa de Aceleração do Crescimento, voltadas diretamente ao reconhecimento qualificado da cidadania, principalmente para as comunidades social e economicamente vulneráveis”, comentou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

O objetivo da Praça dos Esportes e da Cultura é integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.