Prefeito, governador e Petrobras firmam convênio de segurança

21/06/2010 17:48:39 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Implantação de novas câmeras está dentro do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar)

A implantação de 28 câmeras em locais estratégicos definidos pela mancha criminal da cidade e a instalação do novo 190 estão garantidas no convênio assinado nesta segunda-feira (21) pelo prefeito Riverton Mussi, o governador do Rio, Sérgio Cabral (ambos PMDB) e o gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins. As assinaturas foram em locais distintos devido à agenda de compromissos dos três. A parceria tem duração de 24 meses e está dentro do Programa de Desenvolvimento de Macaé e Região (Prodesmar).

- Estabelecer e ampliar parcerias é uma marca de nosso governo, porque acreditamos que o impacto social, de infraestrutura e ambiental que Macaé passou nos últimos anos deve ser minimizado com políticas públicas nas áreas de capacitação profissional, saúde, educação e urbanização. O governador é um parceiro de Macaé em diversos projetos, como a cessão do imóvel onde hoje funciona a Unidade de Emergências Pediátricas, e a implantação da UPA e com o Prodesmar, aumentamos a atuação na segurança do município – comentou o prefeito, lembrando que a Delegacia Legal foi outra parceria na área firmada entre prefeitura e Estado.

Riverton analisou que o novo sistema 190 vai estimular a participação das pessoas. “Será um facilitador da participação da sociedade na segurança pública, por meio de denúncias de crimes e também de desvio de conduta. A participação da população é fundamental”, comentou o prefeito.

O gerente geral da Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins, destacou a importância do convênio para o setor de segurança pública. “O monitoramento de câmeras, celebrado neste convênio, é uma prática importante na área de segurança para todos os moradores”, afirmou.

De acordo com o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM) da prefeitura – setor criado para ser um elo com as forças de segurança do município – Edmilson Jório, a implantação do sistema de monitoramento por câmeras, com 28 peças, prevista no Prodesmar, ganhará ainda mais reforço com outras 20 que serão enviadas para o município dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça.

- O setor de operações do 32º Batalhão mapeou os locais onde as câmeras serão instaladas, como resultado de um estudo de situação. A central de vídeo está sendo instalada no Batalhão e todo o sistema será com tecnologia de wireless – detalhou Jório, acrescentando que as futuras 48 câmeras serão somadas às 17 já em operação, mas a expectativa da prefeitura é ampliar ainda mais este número. “Em uma terceira etapa estamos em busca da iniciativa privada, de empresas e instituições financeiras que queiram ser parceiras nas ações de segurança pública”, comentou o coordenador do GGIM.

O sistema integrado do novo 190 vai permitir, segundo Jório, que as ligações caiam direto na superintendência de comando e controle da Secretaria de Estado de Segurança. Por meio de um link de internet, a demanda chega ao 32º Batalhão, que imediatamente, por meio de GPS, localiza a viatura mais próxima e envia para a ocorrência.

Para o presidente da Câmara Permanente de Gestão, Romulo Campos, a parceria com a Petrobras e o governo do Estado, por meio do Prodesmar, mostra a importância da união para a realização de projetos a favor de toda a cidade. “Em um município impactado como Macaé, é fundamental que a prefeitura, o Estado e a Petrobras, principal empresa do município, estejam unidos para discutir o cotidiano da população e projetos que apresentam resultado em curto prazo”, comentou.

A Petrobras também assinou em outro convênio, a Melhoria Operacional do Corpo de Bombeiros, que tem por finalidade a aquisição de duas novas viaturas para o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), de Macaé.


Fotos Relacionadas