Prefeito inaugura ampliação de creche e anuncia escolas em tempo integral

18/07/2007 19:54:29 - Jornalista: Janira Braga

Com 387 alunos entre dois e cinco anos, cinco novas salas de aula, uma sala de leitura, banheiros masculino e feminino adaptados para portadores de necessidades especiais e parquinho, foi inaugurada no final da tarde desta quarta-feira (18) a ampliação e a reforma geral da Creche Nossa Senhora da Conceição, no Parque Aeroporto. Com a obra, a creche – que funciona das 7 às 17h30min - passa a trabalhar com 14 salas de aula. Na inauguração, o prefeito Riverton Mussi anunciou que a partir de 2008, a prefeitura vai implantar escolas municipais de tempo integral.

- Investir em educação é prioridade do governo municipal. Em 2006, a prefeitura injetou 29% do orçamento no Ensino Fundamental. Mantemos 120 unidades escolares e atendemos a 40 mil alunos. Agora temos um novo desafio: levar as escolas do município para funcionar em tempo integral – destacou o prefeito, acrescentando que em 2008 todas as escolas que serão inauguradas funcionarão durante todo o dia.

O prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes, lembrou que desde o início da atual administração, 400 professores foram contratados e o investimento em educação passou a abranger também o Ensino Superior. “Na semana passada, inauguramos os dois primeiros prédios da Cidade Universitária, e vamos ampliar este projeto”, ressaltou Riverton, lembrando ainda que investir no social é outra vertente do governo. “Segundo estudo da consultoria Florenzano Marketing, Macaé investe 3,4 vezes mais que a média nacional na área social, representando um gasto anual de R$ 1.450 por habitante”, pontuou Riverton.

A implantação do parque infantil de fibra de vidro e parafuso de inox foi apontada pela secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro, como um dos grandes ganhos da reforma da creche. “Esse sistema permite maior segurança e conforto para as crianças”, disse a secretária, acrescentando que a ampliação da creche vai proporcionar economia para os cofres públicos do aluguel de um imóvel onde funcionava o anexo da unidade.

- Esta creche foi inaugurada em 1988 com 127 alunos e hoje atendemos a 387 alunos em horário integral. As crianças são assistidas com café da manhã, almoço e lanche da tarde. Trabalhamos com toda a parte pedagógica, de recreação e de repouso dos alunos – explicou Milmar. Ela informou também que o bairro Aeroporto possui mais duas unidades entre creche e educação infantil, fora as quatro escolas do Ensino Fundamental.

Mães dos alunos aprovam reforma e ampliação

A vendedora Aline Barros, de 24 anos, a dona-de-casa Renata Carlos, de 26 e a agente de limpeza Cláudia Márcia, também de 26, são mães de crianças que estudam na Creche Nossa Senhora da Conceição e foram unânimes em aprovar a ampliação e a reforma geral da unidade. “Ficou muito boa a nova instalação. Tenho uma filha que estuda aqui, a Monalisa Sthephany, de quatro anos, que sempre chega animada em casa me contando da sala de leitura”, disse Aline Barros.

Renata Carlos, mãe da aluna Carolaine Valadão, de três anos, elogiou o material do parquinho – fibra de vidro – que, segundo ela, não suja o uniforme da filha. “Com a Carolaine na creche durante todo o dia, fico mais tranqüila”, observou. Cláudia Márcia gostou da nova pintura da creche e disse que a convivência no local ajuda o filho, Gabriel Raynner, de dois anos, a se comunicar melhor. “Os brinquedos também são muito bons porque não oferecem perigo para as crianças”, disse.

A arquiteta da prefeitura, Cláudia Coquito, explicou que a creche ganhou, além das cinco salas de aula de 35 metros quadrados cada e a sala de leitura de 40 metros quadrados, o parquinho com escorregador, túnel e até espaço para colocar os calçados das crianças. “Além disso, foi instalada grama sintética, refeito o paisagismo e a unidade passou por pintura geral”, afirmou.

O vereador Júlio César de Barros parabenizou o prefeito pela obra e lembrou da necessidade crescente da cidade para atender a demanda social. “O trabalho de ampliação de creche é de um grupo que quer fazer com que o município cresça”, afirmou.

A familiarização com o ambiente escolar que a creche proporciona foi destacada pela professora orientadora Jane Cruz. “A criança de dois a cinco anos aprende a conviver em um ambiente escolar e deixa a creche pronta para ir para a primeira série”, analisou. A diretora da creche, Maria das Graças Souza, frisou que um dos pontos mais importantes da ampliação é a sala de leitura. “Temos contadores de histórias que estimulam a criatividade e a leitura das crianças”, detalhou.

A solenidade de inauguração contou com a apresentação do grupo de capoeira Berimbau de Ouro e da Banda da Escola Municipal Cláudio Moacir. Participaram da inauguração vereadores, secretários, líderes comunitários, mães e pais de alunos e a comunidade em geral do Aeroporto.