Prefeito participa de feira nos EUA e articula instalação de empresas

03/05/2005 18:35:27 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

O prefeito Riverton Mussi afirmou no final da tarde desta terça-feira (3), por telefone, de Houston (Texas, EUA), que ele e a comitiva macaense que participam da Offshore Technology Conference (OTC) conversaram com empresas do segmento offshore de petróleo e gás que desejam se instalar no município. “Nossa visita na feira está sendo muito proveitosa porque tivemos contato com empresas interessadas em investir grandes valores em Macaé”, afirmou.

Os investimentos são avaliados em milhões de dólares, mas ainda não há estimativa precisa de valores. De acordo com o prefeito, as empresas foram convidadas para participar da Feira Brasil Offshore, que acontece em junho. “As empresas demonstraram interesse de investir na cidade”, destacou. Riverton informou também que vai se reunir com o prefeito de Houston e com os chefes de executivo de cidades produtoras de petróleo de todo o mundo.
Hoje (terça) foi o segundo dia de participação da comitiva macaense na feira. Viajaram com o prefeito os secretários de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento e Econômico, Jorge Siqueira, além dos vereadores Luiz Fernando Pessanha (PTC) e Maxwell Vaz (PT).
Riverton informou que a comitiva visitou estandes de multinacionais que já estão em operação no município, como a FMC e a Blue Waters. “Todas as empresas visitadas demonstraram interesse ou de ampliar com novos investimentos seus negócios em Macaé ou instalar base na cidade”, disse.
O prefeito assinalou que a comitiva está expondo o potencial industrial de Macaé. “Estamos mostrando aos investidores as oportunidades impostas pelo cenário atual e outras futuras. A cidade está consolidada no cenário internacional como peça fundamental para o arranjo produtivo do petróleo. Empresas que se instalam no município hoje poderão ser aproveitadas no ciclo industrial atual e em outros, que virão além do petróleo”, afirmou o prefeito.
Para o secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, está claro o potencial econômico de investimento em Macaé. “As empresas visitadas estão chegando à conclusão de que serão competitivas fabricando e montando seus produtos em Macaé”, frisou, destacando que a expectativa para o lançamento do Pólo Industrial na cidade está sendo vista de forma positiva no mercado internacional.
Vereadores destacam reconhecimento internacional de Macaé
Os vereadores Luiz Fernando Pessanha (PTC) e Maxwell Vaz (PT) afirmaram, de Houston, que a receptividade das empresas visitadas durante a Offshore Technology Conference tem sido excelente. “Percebemos claramente o reconhecimento dos norte-americanos do Brasil. No Centro da feira, está estendida uma bandeira do Brasil onde estão instalados os estandes da Petrobras e de empresas que prestam serviço para ela. É o Brasil no mundo e Macaé fazendo parte deste mundo”, comentou Luiz Fernando.
O vereador observou que a comitiva encontrou empresários de Macaé na feira e convidou as empresas para participarem da Brasil Offshore. Já o vereador Maxwell Vaz destacou a importância do contato com multinacionais que querem expandir seus negócios. “Mostramos as potencialidades de Macaé e estamos conseguindo fazer contato com as empresas que querem se instalar no nosso município”, ratificou.
Nesta quarta-feira, a comitiva macaense visita a cidade de Santo Antônio, também no Texas, para conhecer o sistema de drenagem usado em vias públicas. Será analisada a possibilidade de instalação do mesmo sistema em Macaé.
OTC aborda inovações em tecnologia offshore
Com o tema “Um mar de recursos. Um oceano de conhecimento”, a Offshore Technology Conference (OTC) começou na segunda (2) com abordagem de discussões sobre tecnologias reconhecidas como inovações; engenharia, operações e monitoramento em plataformas; estruturas da exploração e da produção em água; considerações ambientais relacionadas às atividades offshore; benefícios econômicos e operacionais por meio de tecnologias, entre outras.
Participam da OTC empresas de todo o mundo do segmento offshore de petróleo e gás. São 110 países representados na conferência e público estimado em 50 mil pessoas. Nesta terça-feira (3) foram abordados temas como riscos inerentes no processo de desenvolvimento do campo, plataformas em águas profundas e infra-estrutura, execução de tecnologia, o impacto de tecnologias digitais no negócio global, experiências de campo elevadas, exploração do hidrocarboneto usando técnicas marinhas, entre outros.