Prefeito quer agilidade nas obras de infraestrutura do Nova Holanda

31/10/2009 15:59:40 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Antes de visitar a obra, prefeito fez reunião com membros da Associação de Moradores e empresa que está realizando a obra

Em visita nesta semana nas obras de infraestrutura urbana no bairro Nova Holanda, o prefeito Riverton Mussi solicitou à empresa vencedora da licitação mais agilidade nos trabalhos, principalmente nos pontos considerados mais críticos. A prefeitura investe R$ 35 milhões na obra, que inclui construção da rede de águas pluviais, rede de esgoto, pavimentação, rede de água potável - uma parceria com a Cedae -, entre outras intervenções.

O prefeito se reuniu com membros da Associação de Moradores, como o presidente Vando Emanuel e o secretário Wagner Ferreira, que haviam pedido a visita do prefeito na Nova Holanda para conversar sobre a obra. De acordo com eles, o abastecimento de água potável no bairro melhorou com a nova rede instalada em uma parceria da prefeitura com a Cedae. “Hoje a água está caindo o suficiente para os moradores e agora estamos aguardando a conclusão da obra de urbanização”, comentou o presidente da Associação.

A necessidade da intervenção na localidade - que é geograficamente baixa - com o objetivo de dar melhor qualidade de vida para os moradores, foi destacada pelo prefeito. “As obras de infraestrutura vão continuar na Nova Holanda com mais intensidade. Sabemos que o período de chuva atrasa os trabalhos, mas esperamos ter um avanço expressivo até o final do ano”, afirmou Riverton, que estava acompanhado do secretário de Obras, Tadeu Campos e do presidente da Empresa Municipal de Obras Públicas e Iluminação (Emopi), Antônio Sardinha.

De acordo com Tadeu Campos, nesta etapa da obra, estão sendo instaladas redes coletoras nas ruas mais baixas do bairro e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) será construída na beira do canal. “A solução para acabar com os problemas de alagamento no Nova Holanda é a separação da rede de esgoto da rede de água pluvial. Estamos instalando manilhas duplas de 60 e 80 centímetros de diâmetro e os serviços chegarão a todo o bairro”, explicou o secretário de Obras.

No total, 3,6 mil metros de rede de água pluvial serão instalados no bairro e 5,5 mil metros quadrados de área pavimentada. O primeiro objetivo da obra é acabar com alagamentos no bairro e garantir o saneamento básico da localidade. Além das redes de água potável, pluvial, esgoto e pavimentação, outros serviços complementares de infraestrutura urbana serão realizados.