Prefeito quer aproveitamento energético a partir do lixo

28/07/2009 17:08:39 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Riverton Mussi e George Jardim vistoriam a tecnologia ambiental aplicada no novo aterro sanitário

De olho nas novas alternativas de produção de energia, o prefeito Riverton Mussi informou nesta terça-feira (28), durante visita ao novo aterro sanitário, que está em estudo na prefeitura a abertura de concessão para a construção em Macaé de uma Usina de Resíduos Sólidos. O objetivo é garantir o aproveitamento energético a partir do lixo e o reuso de resíduos sólidos. O secretário de Serviços Públicos, George Jardim e o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, participaram da visita com o prefeito.

- Com a Usina, poderemos diminuir o volume do lixo e aumentar a vida útil do aterro sanitário. O aproveitamento energético a partir do lixo avança na discussão de processos para transformar o nosso lixo e beneficiar diretamente o meio ambiente – afirmou o prefeito Riverton Mussi.

O secretário de Serviços Públicos informou que 300 toneladas de lixo por dia são enviadas para o novo aterro sanitário, que ainda utiliza apenas uma célula das muitas que pode abrigar. O aterro faz parte da Central de Tratamentos de Resíduos do município, estrutura que fica em uma área de dez alqueires, às margens da BR-101, após o Trevo dos 40, em direção ao Rio.

- Todas as exigências ambientais foram cumpridas para a construção do aterro sanitário. Fazemos a coleta de lixo diariamente e enviamos para o aterro, cuja área foi escolhida criteriosamente e em cima de todas as regras ambientais – ressaltou George Jardim.

Riverton, que desde janeiro de 2005, quando assumiu a prefeitura, buscou a instalação de um novo aterro sanitário na cidade, lembrou que a estrutura contribui para a busca pelo desenvolvimento sustentável do município. A construção e a montagem do novo aterro envolveu diversas secretarias. As obras começaram em janeiro de 2008. Os estudos para a construção envolveram a viabilidade ambiental da área, o tipo de vegetação, a distância do local da região de moradia da população, a existência ou não de corpos hídricos e a forma de acesso.

A estrada de acesso ao aterro, com drenagem e instalação de bueiros, para evitar o acúmulo de água na pista, também foi executada, com instalação de placas de sinalização para os veículos que passam pela Rodovia BR-101.

Usina de Lixo é prática comum na Europa

A utilização de Usina de Lixo para aproveitamento energético é uma prática comum nos países da Europa e nos Estados Unidos. Em alguns projetos, a Usina realiza a produção de energia através da queima do lixo combinada ao gás natural.

Os franceses, por exemplo, fazem aproveitamento energético a partir do lixo há 20 anos e, desde os anos 1990, qualquer usina incineradora só sai do papel se produzir energia. Com a mudança, do total de unidades transformadoras em funcionamento, 80% já apresentam exploração de energia e até 15% da força produzida vai para a rede de distribuição doméstica.