Prefeito quer novo aeroporto para Macaé

03/09/2010 15:14:07 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Prefeito destaca que Macaé, sétimo do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia, precisa incrementar a logística

Agregar valor à logística de Macaé para que o município - sétimo do país na evolução do Produto Interno Bruto (PIB) do setor de energia - tenha maior competitividade no cenário internacional de negócios. Esse é o objetivo do prefeito Riverton Mussi (PMDB), que se reuniu com executivos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e secretários da área econômica nesta quinta-feira (2), no gabinete, onde lançou a idéia da construção de um novo aeroporto na cidade.

O empreendimento seria voltado para o gerenciamento de entrada e saída de cargas do arranjo produtivo do petróleo e transporte de passageiros.

- O município se tornou nos últimos anos, cenário das principais descobertas do setor petrolífero brasileiro, é a sede da Petrobras na Bacia de Campos, recebe cargas importadas que são destinadas a 115 empresas. A reunião com a Infraero visou mostrar o vigor econômico do município, o potencial para investimentos e a necessidade de Macaé abrigar um novo aeroporto, para movimentação de cargas onshore e offshore. Esperamos que a Infraero veja a importância deste empreendimento para a cidade, considerada a capital nacional do petróleo por fazer parte da bacia que concentra 80% da produção do petróleo nacional e 50% do gás natural – ressaltou Riverton.

O diretor de operações da Infraero, João Márcio Jordão, informou que vai levar a solicitação do prefeito para a diretoria executiva da empresa. “Nos foi apresentada pelo prefeito e a equipe a pujança que tem a cidade. Estou recebendo esse material do prefeito e nós vamos levar para a diretoria executiva da empresa para que possamos dar os tratamentos iniciais de estudo da viabilidade ou não desse aeroporto. Pelo crescimento da cidade, há uma grande possibilidade, e a Infraero vai analisar essas oportunidades”, pontuou.

As potencialidades de investimento e características de Macaé foram apresentadas pelo presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) da prefeitura, Francisco Navega, como população, infraestrutura e localização. “Macaé registra um crescimento econômico anual em torno de 5%, tem a segunda maior rede hoteleira do Estado, terceiro maior centro de convenções do Rio de Janeiro. Um novo aeroporto é fundamental para o futuro. Depois dessa reunião, há uma possibilidade concreta da Infraero estudar um novo aeroporto em Macaé”, analisou, lembrando que entidades como a IADC (International Association of Drilling Contractors), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Associação Comercial e Industrial (Acim) e Rede Petro apóiam o projeto.

Atual aeroporto será reformado

Outro assunto conversado na reunião foi o investimento de cerca de R$ 75 milhões previsto para melhoria do atual aeroporto. “Esse dinheiro é para investimento, vamos lançar nesta semana ainda o projeto da construção da torre de controle e o recurso será investido no terminal existente, como na ampliação de pátio, modernização do terminal, construção da torre, acessos, ou seja, a modernização total do aeroporto”, garantiu o diretor de operações, João Jordão.

Infraero vai estudar possibilidade de novo aeroporto

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton da Silva Santos, a prefeitura espera que o estudo do novo aeroporto seja absorvido por parte da Infraero. “A reunião foi realizada com grandes executivos da empresa; o município garantiu a doação da área para a Infraero para a melhoria do atual aeroporto e agora pleiteamos a construção de um novo, nas proximidades da BR-101 porque a quantidade de carga que chega a Macaé por intermédio de outros aeroportos é grande dentro da indústria offshore e essa demanda seria tratada diretamente dentro da cidade”, observou.

O subsecretário de Indústria e Comércio, Edmilson Gonçalves, frisou que a logística de Macaé ficará incrementada com a possibilidade de um novo aeroporto. “O município tem grande potencial para receber novos investimentos, no Codin, no pólo de serviço offshore e em outros condomínios industriais que seriam beneficiados com um novo aeroporto. Macaé sedia as principais empresas do setor de petróleo e gás e o governo municipal investe na infraestrutura da cidade, dando suporte às empresas”, comentou.

Para a coordenadora do Plano Diretor da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Miriam Reid, a reunião com os executivos da Infraero, que discutiu tanto as obras para o atual aeroporto quanto a possibilidade de construção de um novo aeroporto na cidade foi importante para mostrar o vigor do município para o empreendimento. “Estamos à disposição da Infraero para fornecer mais informações e trabalhar neste projeto”, salientou.

O superintendente de Navegação Aérea da Infraero, Will Wilson Furtado, disse que o município tem potencial para receber outro aeroporto. “A superintendência trabalha em cima de estudos e se for tudo viável, realiza projetos de implantação da navegação aérea adequada para atender o aeroporto”, detalhou.

Segundo o coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, o projeto é imprescindível para a cidade. “Macaé precisa de um aeroporto de carga e um porto seco ao lado do aeroporto para desenvolver a pequena e média empresa que necessita desse apoio logístico”, ratificou.

Já para o superintendente regional do Rio de Janeiro, Willer Larry Furtado, foi produtiva a reunião. “Vamos iniciar os estudos para avaliar essa nova possibilidade, os técnicos vão estudar para definir a possibilidade deste novo sítio”, destacou.

Também participaram da reunião o superintendente do aeroporto de Macaé, Hélio Batista; o procurador do município Ronaldo da Silva e o coordenador da Câmara Permanente de Gestão (CPG), Romulo Campos.


Fotos Relacionadas