Prefeito quer plano de saúde em parte do custeio do HPM

14/07/2010 19:08:59 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Farmácia Central Municipal fica localizada na Rua Velho Campos, 625, Centro e vai disponibilizar 140 medicações

A alta manutenção do Hospital Público Municipal – são cerca de R$ 100 milhões por ano – e o uso dos serviços da unidade por cidadãos que possuem planos de saúde pagos por empresas empregadoras foram assuntos abordados pelo prefeito Riverton Mussi (PMDB) durante inauguração da Farmácia Central Municipal Manoel do Carmo Louzada, nesta quarta-feira (14). O prefeito criticou a postura dos planos de saúde em não contribuir com a manutenção de serviços públicos do HPM, utilizados pelos clientes dos planos, e disse que quer discutir o assunto.

- Queremos buscar recurso para reforçar o atendimento no HPM para que o atendimento na saúde básica seja sempre de excelência. É o momento da prefeitura recalcular este gasto porque o HPM custeia o tratamento de muitos funcionários de empresas que possuem plano de saúde. Todos têm o direito de usar o HPM, nunca vamos negar esse serviço, mas os planos precisam contribuir e vou travar essa discussão – disse.

A nova Farmácia Central Municipal, que tem acessibilidade para portadores de necessidades especiais e terá capacidade para prestar cerca de 900 atendimentos diários, representa, segundo o prefeito, a primeira etapa de um projeto que visa dar mais comodidade aos usuários de medicação. “A ideia é expandir esse atendimento e entregar o medicamento em casa”, prosperou.

A compra de ambulâncias para atender a rede municipal de saúde foi anunciada pelo prefeito durante a inauguração. “Não teremos mais ambulâncias alugadas, os veículos serão adquiridos para serem patrimônio do município”, ressaltou o prefeito, que agradeceu a família de Manoel do Carmo Louzada por aceitar a proposta de dar nome à farmácia com o de Manoel, conhecido em Macaé como “o médico dos pobres”.

A realização de exames e a disponibilização de remédios para a população foram apontados pelo prefeito e pelo secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, como prioridades na saúde. Riverton disse também que é importante a assiduidade dos médicos nos hospitais e unidades. “A prefeitura cumpre a sua parte e precisa que eles cumpram a carga horária porque não pode haver falta de médico, senão somos cobrados e penalizados”, ratificou.

Farmácia disponibiliza 140 remédios

A Farmácia Central Municipal fica localizada na Rua Velho Campos, 625, Centro e vai disponibilizar 140 medicações para a população, das 8 às 18 horas. Para receber a medicação, o usuário deve estar cadastrado e ter uma receita médica da rede municipal. O cadastro continua sendo feito na antiga Farmácia Municipal, na Rua Télio Barreto.

Segundo o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso, a distribuição de medicamentos de alguns programas de saúde como de hipertensão e diabetes também será realizada na Farmácia Central Municipal, além da entrega dos remédios do governo do Estado, que era feita na Unidade de Saúde Jorge Caldas.

- Os farmacêuticos e assistentes de farmácia têm um local adequado para o trabalho e a população terá mais conforto para retirar sua medicação, em um ambiente com acessibilidade para cadeirantes, climatizado e mais confortável - destacou Cardoso, comentando também que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Barra, que funciona há dois meses, foi considerada a terceira melhor do Estado.

O vereador Carlos Emir Júnior representou a Câmara e pontuou a importância dos funcionários da Farmácia Central trabalharem em um ambiente confortável para atender à população. “Percebemos diversas ações da prefeitura pela saúde, como a UPA e o recém-inaugurado Hospital de Emergências Pediátricas”, acrescentou.

De acordo com a coordenadora de divisão farmacêutica, Jeniffer Pereira, anti-hipertensivos, analgésicos, antibióticos, vermífugos e anticoncepcionais são alguns medicamentos disponíveis na farmácia. “Na maioria dos municípios, são encontradas cerca de 80 a 90 medicações e em Macaé, este número está aumentando, garantindo o remédio para a população”, pontuou. A família do homenageado, vereadores, secretários participaram da inauguração, além da população em geral.


Fotos Relacionadas