Prefeito recebe título de cidadão de Conceição de Macabu

15/03/2010 21:36:15 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Túlio Gabriel, vereador de Conceição de Macabu, é autor da indicação do título entregue ao prefeito

CONCEIÇÃO DE MACABU – Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (15) na Câmara de Vereadores de Conceição de Macabu, o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, recebeu o título de cidadão local entregue pelo vereador Túlio Gabriel, autor da indicação. Riverton, que no último dia 5 ganhou o título de cidadania bonjardinense, destacou a importância do intercâmbio de informações sobre projetos e programas entre as cidades, e a luta pela defesa dos direitos comuns, como os royalties. Macabu é considerado município da zona limítrofe à produção principal.

- Ninguém vive isolado, desde que assumi o primeiro mandato na prefeitura, em 2005, busquei um bom entendimento com o governo do estado, o governo federal, a Petrobras e também com os municípios vizinhos para que possamos, juntos, promover ações públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da população. É uma honra receber o título de cidadão de Conceição de Macabu, município que nutro grande amizade – afirmou.

O prefeito lembrou que neste momento é fundamental a união de toda a população do Estado do Rio de Janeiro contra a emenda já aprovada na Câmara Federal, dos deputados Ibsen Pinheiro e Humberto Souto, que prevê a redistribuição dos royalties do pós-sal para todos os municípios e estados brasileiros. “Essa emenda é absurda para todo o Estado do Rio e inviabiliza a nossa previsão orçamentária, fundamental para os projetos sociais, de urbanização, saúde, educação. Sem os royalties, teremos uma queda de pelo menos 40% no orçamento”, acentuou o prefeito.

O vereador Túlio Gabriel ressaltou que acompanha o trabalho do prefeito Riverton nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e desenvolvimento social e pontuou a importância da parceria entre municípios vizinhos com foco na melhoria da qualidade de vida da população. “Sabemos da importância do trabalho do prefeito Riverton, como no projeto de escola em tempo integral e na macrodrenagem da cidade e estamos juntos em defesa dos royalties para os municípios e o Estado do Rio de Janeiro”, destacou.

A sessão solene comemorou os 58 anos de emancipação político-administrativa de Conceição de Macabu, que era distrito de Macaé. O município foi criado em 15 de março de 1952 pela lei número 1438. A sessão contou com leitura de versículos bíblicos pelo vereador Luciano Leal, apresentação de flauta por alunos da Escola Macabuense de Música e poesia recitada pela poetiza Altamir dos Santos. Foram entregues títulos de cidadão local, moção de aplauso e diploma de honra ao mérito.

Outra autoridade de Macaé que recebeu o título de cidadão macabuense foi o coronel Alnyr Ribeiro, comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar – a área de atuação do batalhão também engloba Conceição de Macabu. A entrega foi feita pelo vereador Marco Antônio Pereira. A prefeita Lídia Mercedes Oliveira, a Tedi, prestigiou a solenidade. Tedi também está na luta pela defesa dos royalties do petróleo para o Estado do Rio.