Prefeito visita futura sede do ‘Pró Vida Cidadã’ e ‘Cras’

18/05/2010 19:23:45 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

No Aeroporto, ritmo das obras está acelerado para crianças e adolescentes terem mais espaço para atividades esportivas e culturais

O bairro Aeroporto terá nova sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do projeto Pró Vida Cidadã. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi, que visitou as futuras novas instalações, acompanhado do vereador Júlio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, que indicou o projeto. Os secretários de Serviços Públicos, George Jardim e de Obras, Tadeu Campos, acompanharam a visita.

- O social é um setor fundamental para o governo municipal porque olha as necessidades do cidadão e sua situação dentro da sociedade. Projetos como o Pró Vida Cidadã e o Cras ocupam o tempo das crianças quando elas não estão na escola em atividade artísticas, culturais e esportivas, fundamentais para o crescimento saudável do cidadão – comentou o prefeito.

Antes de verificar o andamento da obra das futuras instalações dos dois projetos sociais, o prefeito e o vereador visitaram o local onde hoje abriga os projetos: o prédio da Praça Nagib Mussi, no Aeroporto.

De acordo com o vereador, a nova sede será fundamental para a ampliação dos programas sociais e está totalmente adaptada para cadeirantes. “Os projetos atendem crianças e adolescentes de idade entre sete e 14 anos com atividades extra-escolar e criam uma proteção social básica às famílias e aos cidadãos. Com o novo prédio, abrimos uma perspectiva de potencializar a proteção social por meio das atividades dos programas” disse Julinho.

No Cras é realizado o atendimento às famílias beneficiadas, por meio de uma equipe multidisciplinar que faz a visita domiciliar para conhecer, diagnosticar e encaminhar os problemas da comunidade. O Pró Vida Cidadã acontece em dois turnos e visa contribuir para impedir que crianças e adolescentes estejam expostas aos riscos sociais.

Na Praça Nagib Mussi, o prefeito e o vereador verificaram espaço para a instalação de uma biblioteca, para dar mais opção de leitura para crianças e adolescentes do bairro. A ideia é também incrementar o campo de futebol com grama sintética.

Nova escola do Aeroporto terá 16 salas de aula

Com 16 salas de aula, 1.720 metros quadrados de área construída, refeitório, biblioteca, auditório, dois pavimentos e rampa para acesso de portadores de necessidades especiais, a nova escola do bairro Aeroporto também foi visitada pelo prefeito Riverton Mussi, os secretários de Serviços Públicos e Obras e o vereador Júlio César de Barros.

A escola, construída em tijolito e com pilares embutidos, terá vestiários, lavanderia e salas de apoio. “A demanda da educação cresce a cada ano em Macaé. São quatro mil novos alunos por ano na rede, e, como priorizamos a educação, trabalhamos tanto para aumentar o número de salas de aula, quanto para disponibilizar o horário integral em mais unidades, para garantir aos alunos uma completa assistência educacional”, afirmou o prefeito.