Prefeitura abre inscrições para cursos para pessoas com deficiência

03/04/2009 16:52:49 - Jornalista: Cesar Dussac

A prefeitura, por intermédio da subsecretaria Municipal de Acessibilidade e Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, abriu inscrições para o curso de Informática Básica e Avançada, destinado a deficientes físicos. O curso é resultado de parceria entre a subsecretaria, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e o Centro de Vida Independente de Macaé (CVI)

As inscrições podem ser feitas na própria subsecretaria, que fica na Rua Teixeira de Gouveia 767, na sede do Conselho, de 8h às 12h e de 13h às 17h, ou pelo telefone 2762-0704, no mesmo horário. O pré-requisito é que o candidato seja deficiente e tenha, no mínimo, 14 anos. Os documentos necessários são a carteira de identidade e o comprovante de residência em Macaé.

O subsecretário de Acessibilidade, Hildemar Miranda, acumula o cargo com as presidências do Conselho e do CVI. “Abrimos inscrições para os cursos profissionalizantes de Informática e Auxiliar Administrativo, oportunidade que a prefeitura e empresários oferecem aos deficientes. Tenho de elogiar a sensibilidade do prefeito Riverton Mussi, primeiro por haver criado a subsecretaria, direcionada ao atendimento a pessoas deficientes. Em segundo lugar, por haver colocado um deficiente à frente da pasta”, afirmou Hildemar, que ficou tetraplégico após um acidente.

Paulo César Júnior, o PC, professor e responsável pelo curso de Informática, dá informações sobre o curso. “É importante frisar que o menor de 18 anos será inscrito pelo responsável. As aulas vão começar, assim que tivermos o número suficiente de inscritos para a formação de uma turma – dez alunos. Cada turma terá duas horas/aula semanais, sendo uma hora às segundas e quartas-feiras, e uma hora às terças e quintas-feiras, em dois turnos – manhã e tarde”, explicou.

Segundo PC, os tópicos principais dos cursos são Hardware, Cuidados com o Micro e seu Conteúdo,Noções Básicas do Sistema Operacional Windows, Noções Básicas de Word, Noções Básicas de Excel, Introdução ao Banco de Dados, Noções Básicas de Power Point, Introdução ao Acess, Internet e Básico de Segurança da Informação.