Prefeitura abre novo período de inscrições em Metrologia Básica no IMMT

11/08/2009 13:51:05 - Jornalista: Grazielle de Marco

A prefeitura de Macaé, através do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), autarquia da Secretaria de Ciência e Tecnologia, abriu novo período de inscrições para o curso de Metrologia Básica. As aulas serão dias 15 e 16 de setembro, das 8h30 às 17h30. As inscrições serão realizadas enquanto ainda houver vagas.

O objetivo do curso é despertar o interesse dos iniciantes em Metrologia, ciência que estuda o sistema de pesos e medidas, presentes no dia-a-dia das pessoas. O público alvo abrange os profissionais que desejam conhecer ou ampliar seus conhecimentos, técnicos e estudantes.

O valor do curso é de R$ 300 por participante e ao final, todos receberão certificado, assinado pelo instrutor, João Carlos Sant` Anna da Silva, engenheiro mecânico com mestrado em Metrologia. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato com o instituto através do telefone (22) 2791-3871 ou pelo e-mail immt@immt.rj.gov.br.

Será fornecido ao participante todo material necessário para acompanhamento do curso. O programa abrangerá histórico, importância da metrologia, abrangência da mesma, metrologia internacional, metrologia no Brasil, O sistema internacional de unidades, termos fundamentais em metrologia, entre outros.

IMMT

O Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia é uma autarquia da Prefeitura de Macaé, ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia, que desenvolve atividades de calibração de instrumentos de medição, além de realizar pesquisas e desenvolver ensaios. O órgão também faz auditorias técnicas metrológicas e fornece suporte técnico às empresas na área de qualidade e aumento de produtividade em produtos e serviços. O IMMT está dividido em sete laboratórios: vidraria, temperatura, massas, pressão, elétrica, audiometria e dimensional.

Recentemente, o Instituto inaugurou o laboratório de Metrologia Ambiental, que possibilita efetuar medições ou coleta de material em qualquer estabelecimento situado no município de Macaé, para fins de certificação. Os principais serviços oferecidos são Controle e medição de Parâmetros Ambientais; Avaliação de Efluentes Industriais; Caracterização de resíduos sólidos; Coleta de amostras; Monitoramento Ambiental; Projetos e Consultorias em meio ambiente; Cursos na área ambiental e Medição de nível de ruído.

Além de garantir a confiabilidade metrológica, o IMMT atua sistematicamente na capacitação de pessoas, através de treinamentos alinhados com as demandas locais e presta consultorias e auditorias, avaliação da conformidade em produtos, processos, sistemas e pessoas. Há cursos nas áreas de Metrologia e Medições, Sistemas da Qualidade, Meio Ambiente e Petróleo e Gás.