Prefeitura apoia implantação de um novo Batalhão da PM

26/10/2011 13:25:44 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Kaná Manhães

No aniversário do 32º BPM, prefeito reforça parceria com órgãos de segurança e anuncia investimentos no setor

O aniversário dos nove anos do 32º Batalhão de Polícia Militar, comemorado nesta terça-feira (25), foi marcado pela reafirmação do artigo 144 da Constituição Federal de 1988, onde a segurança pública é destacada como dever do Estado, mas, sobretudo, direito e responsabilidade de todos. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, afirmou que Macaé já necessita de um batalhão da PM exclusivo para o município e anunciou parcerias e investimentos na área de segurança pública, reafirmando o apoio do município para o setor.

Na solenidade, realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o novo comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Ramiro Campos, apresentou o novo Modelo de Policiamento. O modelo compreende a Pacificação Social, Foco no Cidadão, Valorização do Policial Militar e Integração com os demais órgãos de Segurança pública. O modelo segue as diretrizes do comando geral da PM.

Durante o evento, Riverton anunciou que a prefeitura de Macaé vai construir uma nova sede para a Guarda Municipal, com investimento de R$ 2 milhões; parceria com a PM onde será feita a recuperação dos alojamentos, instalações sanitárias, estande de tiro e refeitório do 32º BPM. O prefeito enumerou as conquistas para o setor de segurança pública, desde que assumiu o executivo em 2005.

- Conseguimos muitos avanços com o governador Sérgio Cabral, com novas viaturas e aumento do efetivo, mas precisamos de muito mais. Coloco-me à disposição. O município é parceiro: construímos a Delegacia Legal; alugamos dois imóveis e cedemos uma área para a construção de um prédio próprio para a Polícia Federal. Vamos participar de forma conjunta, apoiando a PM, onde for possível – explicou o prefeito de Macaé.

Riverton também anunciou que o Conselho Comunitário de Segurança terá um espaço próprio, junto ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal – Macaé (GGIM), no antigo prédio do Ouro Negro. O prefeito também lembrou da parceria do município com a Petrobras UO-BC na área de segurança, pelo Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), na implantação do Sistema de Videomonitoramento, que conta também com a participação do Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro. O sistema prevê a instalação de 50 câmeras de monitoramento, sendo 20 pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, além da instalação do Observatório do GGIM-Macaé.

O novo modelo de segurança

O Batalhão realiza três tipos de ações diariamente, sempre em locais predeterminados da cidade, 40 minutos em cada ponto. As ações visam coibir a circulação de veículos irregulares, principalmente de motociclistas sem documentação, e também o comércio de produtos irregulares (piratas).

- Este novo modelo segue as metas do comando geral da PM e, embora com pouco tempo à frente do 32º BPM, estamos fazendo nossas ações e mostrando a integração com os órgãos públicos, como é o caso da prefeitura que está dando todo apoio. Deixo bem claro que a questão da segurança pública é uma responsabilidade solidária não só da PM, como também de todos os poderes executivo, legislativo, judiciário e da sociedade como um todo – explica Ramiro Campos.

O vereador Antônio Franco, vice-presidente do Legislativo, reforçou também a necessidade de implantação de um batalhão só para Macaé. “Confesso que o que estou ouvindo aqui hoje renova dentro de mim uma esperança de uma Macaé sem medo”, disse.

O coronel Maurício Salles Rodrigues, comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pelos quatro batalhões das Regiões Norte e Noroeste do estado, representou o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Erir Ribeiro Costa Filho.

- A meta do comando da PM é fazer uma polícia cidadã, próxima às comunidades, com criação dos conselhos nos municípios e valorizar o trabalho dos policiais militares – informou.

O delegado da Polícia Federal, Elias Escobar, destacou o apoio do município. “Lançamos mão desse apoio, pois o município é sensível aos nossos pleitos. A prefeitura cedeu uma área para a construção de uma sede própria para a PF, pois hoje somos custeados pela municipalidade. Estamos disponibilizando recursos – principalmente da inteligência da PF – para a Polícia Militar, da mesma forma que já fazemos com os outros órgãos de segurança daqui. Vencer o crime passa por ações múltiplas, como educação, infraestrutura nas comunidades e é um dever de toda a sociedade”, pontuou.

O Gerente de Comunicação e Segurança de Informação da Petrobras UO-BC, Lincoln Weinhardt, falou sobre o convênio do Prodesmar e a melhoria dos índices de violência na cidade. A presidente da Ordem dos Advogados de Macaé (OAB), Andréa Meireles, informou que o município já precisa de uma segunda Vara Criminal devido à demanda de processos.

- O importante deste momento, onde firmamos essa integração da prefeitura com a PM, é melhorar a eficácia da polícia militar, fazendo cumprir as regras sociais – disse o coordenador do GGIM-Macaé, tenente coronel Edmilson Jório. O presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Marco Maia, representou a sociedade civil no evento e reafirmou que o pacto de parceria entre todos os órgãos de segurança é fundamental para a sociedade local.

A solenidade contou com a participação de representantes da Polícia Rodoviária Federal, do Judiciário, vereadores de Macaé, Carapebus e Cachoeiros de Macacu, secretários municipais, policiais do 32º BPM e seus familiares, além da comunidade em geral. O ex-comandante do 32º Batalhão, tenente coronel Cid Tavares, também participou da cerimônia. Tavares assumiu o 36º BPM, localizado em Santo Antônio de Pádua.


Fotos Relacionadas