Prefeitura assina convênio para contrato com empresas que integram Sistema de Monitoramento

30/09/2010 15:08:51 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Cris Costa

A prefeita em exercício Marilena Garcia assinou o contrato nesta quarta-feira (29)

A prefeita em exercício Marilena Garcia assinou, nesta quarta-feira (29), contrato com as duas empresas vencedoras da licitação para a implantação do Sistema de Atendimento Integrado 190 e de acionamento de Viaturas GPS. O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Macaé (GGIM), coronel Edimilson Jório participou da reunião. As empresas Synapsis Brasil e Sisgraph completarão o Sistema de Monitoramento que será implantado no município com a instalação de 28 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

O objetivo é diminuir os índices de ocorrências registrados na Área Integrada de Segurança Pública 32 (AISP 32).

A instalação do Sistema de Monitoramento por câmeras e Despacho de Viaturas – Novo 190 é fruto do convênio do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), firmado entre a Prefeitura de Macaé, Petrobras UO-BC e Secretaria de Estado de Planejamento do Governo do Rio de Janeiro. Além deste convênio, o Ministério da Justiça e Planejamento e a Controladoria Geral da União (CGU) já aprovou a renovação do convênio do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) com Macaé, que prevê a instalação de mais 20 câmeras e outras tecnologias.

- O importante neste momento é que estamos dando passos concretos em relação à segurança no município que obedece a um planejamento e tem a ver com as ações desenvolvidas pelo GGIM, Pronasci e serve de ponte entre o município e o governo federal -, destacou Marilena Garcia.

Um dos objetivos deste Sistema de Monitoramento é poder ampliá-lo também para a iniciativa privada e para outros municípios. “Este ano, quando fizemos a apresentação de todo o projeto para as forças de segurança, também convidamos representantes de outros municípios dos que são cobertos pelo 32º Batalhão de Polícia Militar para participarem da reunião. O objetivo é que no futuro eles também possam a vir integrar esse sistema”, explicou o coronel Edimilson Jório.

Pela Synapsis Brasil Ltda, o diretor comercial Augusto Archer, assinou o convênio que prevê a instalação da infraestrutura de tecnologia de rastreamento das viaturas do 32º BPMRJ, por meio de GPS. A Sybnapsis faz parte do grupo Ampla e é uma empresa voltada para a telemetria. “Em Macaé, os equipamentos dos veículos – os GPS e computadores de bordo – integram essa tecnologia. Esse equipamento é o mesmo que foi utilizado nas viaturas da PM que atuaram durante o Pan do Rio, em 2007, e é usado em toda a frota da Ampla. É uma tecnologia de ponta de monitoramento e rastreamento de veículos. Acreditamos que o cenário em que a prefeitura está desenvolvendo este projeto é bem favorável e casado com várias ações”, destacou.

A Sisgraph Ltda é uma empresa especializada em solução de gestão de ocorrência. “Vamos operar desde a chamada do 190, identificando as viaturas que possam ser operacionalizadas, através da Gestão de Ocorrência. Estaremos coordenando esse serviço especializado para integrar o Centro de Operações (Cobat) do 32ºBPMRJ à Secretaria de Estado de Segurança (SESEG-RJ). Já atuamos em 10 secretarias de estado do Brasil e em 320 Centros de Comando e Controle em todo mundo, inclusive Nova Iorque, Washington D.C. e no Canadá” -, pontuou o gerente de contas, segurança pública e infraestrutura da Sisgraph, Marco Aurélio Ramos. A Sisgraph Ltda é a representante para a América Latina da empresa Integraph.

- Este investimento proporcionará maior velocidade nos atendimentos ao público, permitindo registrar e relatar as ocorrências acionadas, bem como os posicionamentos das viaturas, para posteriores prestações de esclarecimentos. Além disso, poderá ser compartilhado pela iniciativa privada, principalmente pelas empresas de transporte de passageiros e cargas. Teremos também um incentivo maior para a participação da sociedade nas soluções para a redução da violência, podendo acompanhar em tempo real, a mancha criminal, face à ligação direta com o ISP -, explicou o coordenador do GGIM-Macaé.

Nesta quinta-feira (30), o coordenador do GGIM-Macaé percorreu alguns pontos da cidade para verificar a operacionalização das câmeras de monitoramento que serão instaladas no município pelo Prodesmar. A visita começou às 10h, com a participação de representantes do 32º BPM e da empresa Telemática, responsável pela instalação das 28 câmeras de monitoramento. A previsão é que todo o sistema seja implantado em seis meses.


Fotos Relacionadas