Prefeitura atua no combate aos pernilongos no bairro Aeroporto

06/07/2011 16:47:12 - Jornalista: Carla Cardoso

Além do trabalho freqüente do combate ao mosquito da Dengue em Macaé, a luta contra os pernilongos (culex) também continua com força total. No bairro Aeroporto, onde existem muitos valões, um trabalho constante vem sendo desenvolvido há cerca de três semanas, com a atuação de um carro fumacê, que faz ronda pelas ruas do bairro diariamente

Segundo supervisor geral do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Eric de Souza, foi disponibilizado um carro para atender somente o bairro. Além do fumacê, que atua com um inseticida específico para os pernilongos, a equipe do CCZ também faz aplicação do produto diretamente no valão.

- O problema no bairro não tem a ver com os moradores, com plantas ou algum outro atrativo de mosquito em suas casas, mas sim é relacionado, principalmente, com o Canal Macaé Campos. A cada 15 dias fazemos um tratamento nas margens do valão e na semana que vem, faremos uma avaliação dos resultados — diz o supervisor, ressaltando que todos os pedidos dos moradores do bairro são atendidos pela equipe.

Segundo ele, os moradores sempre pedem a atuação do CCZ. “Estamos tendo o cuidado de utilizar somente inseticida, sem misturas e evitando usar demasiadamente, para que os mosquitos não se tornem imunes ao remédio”, ressalta Eric.

CCZ – Para controlar a infestação do mosquito adulto nas margens dos rios e valões, o CCZ trabalha com o inseticida visando amenizar o desconforto causado pelos borrachudos e atender a solicitação dos moradores. Entre os serviços prestados estão: o reconhecimento geográfico da área a ser trabalhada; o mapeamento dos focos principais; a escovação de pedras que contêm maior quantidade de larvas; a aplicação de biolarvicida através de bomba aspersora manual e a aplicação especial de inseticida através de máquina termonebulizadora no leito do rio.

A população de Macaé tem à disposição dois números telefônicos para contatar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, para notificar a infestação de pernilongos ou mosquitos da dengue, o aedes aegypti, (2762-0175). A partir das informações relatadas pela população ao CCZ, a entidade mapeia áreas com infestação para enviar a máquina pro-fog (fumacê) termo nebulizador, que afasta o mosquito da área onde é aplicado.