Prefeitura busca solução para problema de falta d’água nas escolas

20/05/2009 17:48:10 - Jornalista: Waleska Freire

Foto: Divulgação

Problema foi discutido em reunião nesta quarta

Buscando soluções para os problemas da falta de água em algumas escolas da rede, principalmente o Colégio Municipal do Botafogo, a secretária de Educação e vice-prefeita de Macaé, Marilena Garcia, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o engenheiro da Cedae em Macaé, Jorge Bastos, o engenheiro da Empresa de Saneamento Municipal, Marcos Túlio Aguiar, representantes da escola e subsecretários. "Estamos em busca da solução para esse problema crônico da falta de água. Temos 31 escolas com abastecimento normal e 54 com problema crônico de água", disse Marilena Garcia.

Foi criada uma comissão para fazer um levantamento de todas as escolas que possuem problema com abastecimento de água. Uma vistoria vai ser feita na próxima segunda-feira (25) pelo engenheiro da Cedae no Colégio Municipal do Botafogo, para que seja apresentadas à comissão as alternativas de solução. Segundo Jorge Bastos, o problema é técnico porque o ramal utilizado é o da creche vizinha. "Na vistoria vamos avaliar a situação para resolver".

No Colégio Municipal do Botafogo, existem 847 alunos do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, ensino médio e turmas do programa Escola Jovens e Adultos (EJA). Para a diretora essa união de esforços entre a educação, empresa de saneamento e Cedae é fundamental para resolver o problema da água.

A solução para o problema da falta de água foi resolvido no Colégio Maria Isabel Damasceno Simão com o Sistema de Captação de Água de Chuva. O sistema permite o reaproveitamento da água que não seria utilizada. A água da chuva cai no telhado do colégio e é recolhida pelas calhas.
Após passar pelo filtro que retém a sujeira a água vai para a cisterna e depois para uma caixa de água elevada onde é distribuída. Esta água é usada para limpeza em geral. Outra idéia proposta foi a criação de um sistema de serpentina capaz de tornar a água encanada própria para consumo dos alunos. A iniciativa representa uma economia enorme para o Colégio que antes usava 25 garrafões de água por dia.