Prefeitura capacita profissionais do EJA

07/05/2009 09:18:29 - Jornalista: Waleska Freire

Teve início, nesta semana, na Cidade Universitária de Macaé, o curso de formação de profissionais que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA). São capacitados professores, orientadores, diretores e coordenadores da rede de municipal de Educação em um total de 50 vagas. O objetivo é ampliar a formação dos profissionais que trabalham no programa EJA. As aulas serão ministradas toda terça-feira durante os meses de maio e junho.

O curso vai ser ministrado em seis módulos, com carga horária de 60 horas, e o cronograma é dividido em um ciclo de debates (aberto ao público), aulas presenciais e plano de estudos. Os conteúdos abordados são: Histórico do EJA, Desenvolvendo o Aprendizado de Jovens e Alunos, Cidadania, Inclusão e Ética na EJA, Políticas Públicas, Juventude e a Escola e Mapas Efetivos dos Jovens: Desafios ao Currículo.

De acordo com a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o objetivo do curso é contribuir para a formação de jovens e adultos no que diz respeito a preparação para o exercício da cidadania e atuação no mundo do trabalho. “Pretendemos, através da capacitação desses profissionais da Educação, aprimorar o trabalhos no que se refere à formação e capacitação dos alunos para sua formação educacional”.

Uma das metas do curso é discutir as diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. “Queremos propor metodologias de trabalho, enfatizando cada etapa da Educação, e buscar procedimentos e estratégias de ensino da 1ª a 8ª séries do EJA”, disse Marilena Garcia.

O EJA é um dos projetos do Ministério da Educação implantado pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação, que tem como objetivo oferecer à comunidade a iniciação e conclusão de seus estudos, tanto na Alfabetização como nos ensinos Fundamental e Médio. O EJA atua em áreas periféricas da cidade, sempre com aulas noturnas.

Todo o corpo docente do projeto é cedido pela prefeitura. Os educadores possuem preparação inicial, além de contribuírem de forma relevante para o desenvolvimento intelectual dos assistidos. O projeto é baseado no artigo 37 da lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996.