Prefeitura comemora Dia Mundial Sem Tabaco

27/05/2009 17:15:43 - Jornalista: Laura Motta - estagiária

Foto: Arquivo Secom

Meta é conscientiza a comunidade sobre malefícios do cigarro

A prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, promove nesta sexta-feira (29) palestras para comemorar o Dia Mundial Sem Tabaco, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, em frente à Sociedade Musical Nova Aurora, das 9h às 15h. Além das palestras, a programação inclui apresentação de esquete teatral do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas) e aferição de pressão arterial.

As palestras serão ministradas pela equipe do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS ad Porto) com os temas “Abordagem sobre tabagismo e os benefícios em parar de fumar”, “Tabagismo passivo”. Também serão divulgadas pela equipe do Centro de Referência ao Diabético (CRD) informações sobre o câncer bucal e a relação do tabagismo com a diabetes. A coordenação do programa DST/AIDS participará do evento orientando a população.

Celebrado no dia 31 de maio pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Dia Mundial Sem Tabaco tem como tema escolhido para este ano “Aproveite a Vida sem Cigarro”. O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso lembra que o CAPS ad Porto é uma unidade considerada livre do tabaco e aderiu à campanha mundial com o objetivo de chamar a atenção da população e principalmente dos profissionais de saúde para o sério problema de saúde pública que é o consumo do tabaco.

A OMS estima que 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), que equivale a um terço da população mundial adulta, fumam. O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes atuais.Ao mesmo tempo, a Organização Mundial de Saúde reconhece a importância que os profissionais de saúde têm para a queda deste número e para a conscientização da população em geral.