Prefeitura conclui instalação das três bombas no Canal Fábio Franco

17/12/2009 14:24:23 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Cada uma das três bombas novas tem a capacidade de escoar 500 litros de água por segundo

Prefeitura já concluiu a instalação das três bombas de sucção no braço do Canal Fábio Franco, na esquina com a Rua Télio Barreto, em frente à casa de bombas, para melhorar o escoamento das águas pluviais neste canal. A informação foi repassada pelo engenheiro Edílson Ferreira, gerente de produção do Consórcio CBPO/Zadar, empresa responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa.

De acordo com o engenheiro, nesta quinta-feira (17), está sendo realizada a automação das bombas, que ficarão dentro do canal, sendo automaticamente ligadas em caso de chuvas mais fortes, para acelerar o fluxo das águas pluviais.

Visitando o local na quinta-feira (10), o prefeito Riverton Mussi lembrou que as três bombas vão contribuir para o fluxo do escoamento da água em período de chuvas e vão somar à vazão das outras duas bombas já existentes junto à elevatória da Télio Barreto, ajudando a escoar a água, enquanto as obras do Programa Água Limpa estão em andamento.

Cada uma das três bombas novas tem a capacidade de escoar 500 litros de água do canal Fábio Franco por segundo, jogando para o Rio Macaé. As duas bombas já existentes operam com a capacidade máxima de escoamento de 1,5 mil litros por segundo.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, destacou a importância dessas bombas para diminuir os alagamentos nas regiões situadas em cota mais baixa ao nível do mar e colocou que a prefeitura vai substituir, em 2010, o novo sistema de bombas por uma elevatória, para ampliar ainda mais a vazão do Canal Fábio Franco. “Essas bombas representam uma ação provisória, mas vão ficar no local até a elevatória ser construída. A vazão das águas pluviais das localidades de Sol y Mar, Campo D´Oeste, Riviera, Campo Grande, Miramar, e bairros próximos será ampliada, diminuindo os riscos de alagamentos”, colocou o secretário Tadeu.