Prefeitura conclui retirada de árvores da Antônio Curvelo Benjamim

09/09/2009 15:57:10 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Robson Maia

No local, será construído um canal para escoar as águas pluviais dos bairros situados nessa região

Continua mais uma etapa do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e saneamento da cidade, com a retirada de árvores cortadas no canteiro da Rua Prefeito Curvelo Benjamim, no Visconde de Araújo. O corte das árvores foi necessário para a construção de um novo canal nessa rua, para contribuir com a drenagem das águas pluviais dos bairros Riviera, Costa do Sol, Visconde de Araújo, Campo d’Oeste e Maringá, onde os alagamentos, em época de chuvas, sempre acontecem, causando problemas para os moradores.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, disse que o corte de árvores aconteceu para a instalação do novo canal de escoamento de águas pluviais. O canal será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura.

- Para realizar essa ação, solicitamos a autorização da secretaria de Meio Ambiente e a prefeitura e a empresa responsável pelas obras, do Consórcio CBPO/Zadar, entraram com contrapartida, adquirindo adubos orgânicos e mudas de várias espécies que serão plantadas em vários locais da cidade. O canal da Antônio Curvelo Benjamim terá grande importância na captação das águas pluviais dessa região, que sempre vivenciou alagamentos em época de chuvas, disse o secretário.

Na retirada das árvores estão sendo empregados vários equipamentos, como retroescadeira, escavadeiras, guindaste, caminhão. O corte e a retirada das árvores está sob a responsabilidade da empresa Macaúba Paisagismo, contratada pelo consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras do programa Água Limpa.

O engenheiro Edílson Ferreira, do Consórcio CBPO/Zadar, colocou que já foi iniciada a colocação de tapume que vai cercar toda a área onde o canal será instalado. “Esta semana é de limpeza da área e colocação dos tapumes. As peças que vão compor o canal já estão sendo construídas e, na próxima semana, as obras começam”, falou o engenheiro, colocando que a previsão é que estejam concluídas até o final do ano.

Sobre o início da instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, Edílson Ferreira disse que a empresa ainda está aguardando a liberação das obras pela Ferrovia Centro Atlântica. “A equipe está pronta, os equipamentos disponíveis, faltando apenas a autorização provisória da FCA para darmos início às obras. Estamos aguardando, junto com a secretaria de Obras Públicas, esse posicionamento”, declarou Edílson.

Programa Água Limpa

O Programa Água Limpa começou com a instalação de novas pontes pré-moldadas nas passagens de nível do Canal Fábio Franco, que estava estrangulado, prejudicando a passagem da água. O estrangulamento causava os constantes alagamentos de toda a região situada em nível mais baixo. Os trechos sobre as vias férreas foram alargados. Os bueiros próximos, modificados para beneficiar o escoamento ao longo do canal. As pontes de cimento e aço têm 16 metros de comprimento por 5,20 de largura, ampliando a passagem das águas pluviais nesse canal.

Para concluir as obras sobre o Canal Fábio Franco, falta a instalação da quarta ponte na subida do Morro de Sant’Anna, no Miramar. O município aguarda a liberação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) para dar início às obras. O consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras do Água Limpa, que têm a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), está concluindo o projeto executivo para as intervenções a serem realizadas na elevatória da Télio Barreto e Rio Macaé, definindo o tamanho da elevatória, capacidade das bombas e modelo da comporta. O objetivo é complementar as ações de melhoria do escoamento das águas pluviais do canal e das regiões situadas em suas proximidades.

Depois da conclusão do canal da Antônio Curvelo Benjamim, será refeito todo o canal de escoamento na Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), que terá formato retangular e em concreto armado. Atualmente, o canal - com tubulação Armco, de dois mil milímetros – está assoreado e com rompimento em vários trechos, impossibilitando o escoamento da água.