Prefeitura continua ações de prevenção para evitar alagamentos

09/12/2009 15:57:32 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Equipes limpam a cidade,que vai receber novas bombas

A prefeitura de Macaé continua realizando ações para minimizar os problemas que ocorreram em toda cidade por ocasião das chuvas fortes da última semana, quando foi registrado o índice pluviométrico de 177,3 milímetros, equivalente a um mês inteiro de chuva. Equipes das secretarias de Obras e de Serviços Públicos estão atuando em toda a cidade. As equipes da Secretaria de Serviços Públicos trabalham na limpeza de ruas e canais e desobstrução de bueiros.

Das ações de prevenção da Secretaria de Obras, participa também o Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé. Segundo informa o engenheiro Edílson Ferreira, gerente de produção do consórcio, até sexta-feira (11) as três novas bombas de sucção nas proximidades da elevatória da Télio Barreto estarão ligadas, para ampliar o escoamento das águas pluviais do Canal Fábio Franco.

- Já concluímos a instalação das tubulações e estamos preparando a parte elétrica para o funcionamento dessas bombas, com instalação do quadro de comando. A partir disso, as bombas estarão ligadas, para aumentar a vazão pluvial do canal e das localidades situadas próximas a ele. Essas bombas e as demais já instaladas pela prefeitura em pontos estratégicos da cidade ajudam no escoamento da cidade, mas o problema só estará totalmente solucionado quando as ações do Programa Água Limpa estiverem concluídas, colocou o engenheiro, acrescentando que o consórcio vem colaborando com a prefeitura, nas ações de prevenção contra novos alagamentos, com limpeza de bueiros, canais e sem realizar novas escavações nesse período, para evitar obstrução no escoamento pluvial.

- Estamos trabalhando na prevenção, para evitar novos alagamentos na cidade. Estamos com 100 metros já prontos do canal da Antônio Curvelo Benjamin, mas suspendemos novas escavações nesse momento. Efetuamos limpeza nessa área e também no canal da Evaldo Costa, para facilitar o escoamento, disse o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, destaca a mobilização da prefeitura para trazer a normalidade à cidade.

- Macaé, assim como outros municípios do estado, foi atingido por uma chuva contínua e intensa por seis horas e nem as possantes bombas ligadas conseguiram impedir o alagamento de várias ruas. A prefeitura realizou ações em toda cidade, para minimizar os efeitos da chuva e atender à população. Em algumas áreas, notamos que os ruas encheram, mas o escoamento foi rápido. Em outros, isso não aconteceu. Destaco aqui o empenho do governo do prefeito Riverton Mussi, em enfrentar esse problema histórico do município, com a implantação do Programa Água Limpa. Esse programa já vem desenvolvendo ações que começam a melhorar a vazão pluvial de alguns locais, mas o problema só será totalmente solucionado quando esse programa estiver em sua fase final, disse Tadeu Campos.

O secretário de Obras Públicas destaca também as melhorias já verificadas no Novo Cavaleiros, com as ações de macrodrenagem que a prefeitura vem realizando.

- Antes dessas ações, as águas da chuva levavam de três a quatro dias para escoar no Novo Cavaleiros. Com a instalação de bueiros celulares de 4 x 2,5 metros, a tubulação já está chegando à Lagoa de Imboassica, o que facilita o escoamento da água. Abaixo da rua Saturno, onde os alagamentos eram constantes, as instalações foram dimensionadas para escoar 10 mil litros de água por segundo, disse o secretário, colocando que a maior parte do centro urbano de Macaé está localizada ao nível do mar e em alguns locais, abaixo e que o município possui quatro saídas para as águas pluviais do centro urbano: Canal do Capote, Fábio Franco, Jesuíta e Lagoa de Imboassica.

Sobre o escoamento no centro da cidade, Tadeu Campos lembrou que o centro urbano só possui os três canais para o escoamento das águas pluviais. “Foram mais de 177 milímetros de chuva em um dia, o equivalente a um mês inteiro de chuva. Esse volume intenso de chuva é maior que qualquer cidade pode suportar. Os bairros Visconde e Miramar foram bastante atingidos por conta da grande quantidade de água, mas ambos já estão recebendo obras do programa Água Limpa – completou o secretário.