Prefeitura continua instalação da quarta ponte no Canal Fábio Franco

24/09/2009 17:15:37 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Com a retirada dos trilhos, as obras de instalação da ponte prosseguem com escavações no local

Continuam as obras para a instalação da quarta ponte pré-moldada sobre o Canal Fábio Franco, na passagem de nível próxima à subida do Morro de Santana, no Miramar. As obras têm prazo de conclusão de dois meses, porque, segundo informações do secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, neste local a intervenção será maior, não só pela retirada de parte dos trilhos da Ferrovia Centro Atlântica, mas também pelas peculiaridades da área onde a nova ponte será instalada.

Como nas demais pontes já instaladas sobre o Canal Fábio Franco, as obras estão sob a responsabilidade das empresas Odebrecht e Zadar, do Consórcio CBPO/Zadar, e acontecem com a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop).

De acordo com o engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio, o objetivo é cumprir o prazo para que a linha férrea possa ser liberada, para a circulação da linha de inspeção da Ferrovia Centro Atlântica. O engenheiro disse a ponte terá a mesma dimensão das outras já instaladas e que as placas pré-moldadas que vão compor essa nova ponte já estão no local. Segundo Edílson, a empresa está aguardando a instalação, pela Ampla, de um ponto de energia no local para a instalação de bombas dentro do canal para a retirada da água para serem colocadas as placas pré-moldadas que vão compor a nova ponte. A solicitação já foi feita à empresa de energia e deve ser atendida ainda esta semana.

Ao instalar essas novas pontes de concreto sobre o canal, a prefeitura tem como objetivo aumentar a vazão das águas pluviais que passam no canal de dois metros para 5,20 metros e acabar com os alagamentos naquela região. Após a conclusão da quarta ponte, serão instaladas mais quatro bombas na Elevatória da Télio Barreto, para escoar 500 litros de água por segundo cada, aumentando a vazão das duas já existentes, totalizando quatro mil litros por segundo.

As obras sobre o Canal Fábio Franco fazem parte da primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem da cidade e vão beneficiar os bairros mais atingidos pelos alagamentos, na região do Sol y Mar e Riviera. A administração municipal investe R$ 40 milhões na primeira fase desse programa, que tem prazo de conclusão de quatro anos e no qual a prefeitura investirá R$ 277 milhões.

Envolvendo a macrodrenagem e saneamento do município, o Programa Água Limpa foi criado para eliminar os alagamentos que ocorrem em pontos críticos, principalmente nas áreas mais baixas, e coletar 100% do esgoto das residências de Macaé, direcionando esse esgoto para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). As obras desse programa foram projetadas para acompanhar o crescimento de Macaé pelos próximos 20 anos.

Sobre o canal que será instalado pelo Consórcio CBPO/Zadar na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamim, a empresa colocou que as peças que vão compor esse canal já estão em fase de conclusão. As obras devem começar na p´roxima semana.