Prefeitura de Macaé define esquema para o carnaval

14/01/2005 19:19:39 - Jornalista:

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Riverton Mussi, com a participação de representantes de diversas secretarias e dos órgãos de segurança pública, foi definido o carnaval 2005.

O esquema para o carnaval macaense foi apresentado no dia 14, em reunião realizada no gabinete do prefeito Riverton Mussi, com a participação de representantes de diversas secretarias e dos órgãos de segurança pública do município. Os desfiles das escolas acontecerão este ano pela última vez na Linha Vermelha e no próximo ano a passarela do samba será deslocada do Centro da cidade. “Os locais mais prováveis são a Linha Azul ou a Linha Verde”, antecipou o prefeito, na expectativa de oferecer um carnaval de muita alegria e tranqüilidade para os foliões. Outra novidade deste carnaval é que não haverá o tradicional desfile das campeãs. Isto porque, segundo Riverton, ainda há falta de estrutura para que elas se apresentem com as fantasias e os carros alegóricos tão bonitos como no primeiro desfile.

Onze escolas encherão de brilho a avenida do samba: quatro do Grupo Especial e seis do Grupo B, além de doze blocos carnavalescos que integram o Grupo de Acesso. A concentração será na Avenida Fábio Franco. Responsável pela infra-estrutura do Carnaval, a MacaéTur irá montar um palanque de 400 metros quadrados para receber autoridades e convidados, além das passarelas e todo o suporte para instalação de containeres para os trabalhos da Liecam (Liga Independente das Escolas Carnavalescas de Macaé) e do posto médico.

“Mesmo em fase de transição e com nova equipe constituída, não estamos medindo esforços para realizar um excelente Carnaval, como determinou o prefeito Riverton e o povo macaense merece”, disse o presidente da MacaéTur Paulo Longobardi. “A reunião da equipe de governo com a Liecam e os órgãos públicos de segurança é uma praxe, e foi solicitada pela MacaéTur visando um planejamento integrado para que tudo ocorra da melhor maneira possível, sem contratempos”, completou.

O secretário municipal de Saúde, Fernando Diogo, que estava presente na reunião, informou que o esquema de saúde também já foi traçado para todos os locais onde houver estrutura montada para o carnaval. Ele adiantou que na Linha Vermelha haverá um posto médico equipado com aparelho desfibrilador e equipes de plantão durante todo o evento. A passarela contará ainda com quatro ambulâncias em pontos diferentes, duas delas do tipo UTI, com desfibriladores.

Na região Serrana (Córrego do Ouro, Frade, Glicério, Bicuda e Trapiche) durante todo o carnaval haverá reforços nos postos médicos e ambulâncias de plantão. Na Imbetiba, onde se realiza o carnaval da terceira idade, haverá uma ambulância UTI de plantão nos quatro dias do evento. A Secretaria de Saúde irá destacar ainda uma ambulância UTI com equipe médica para o Lagomar e outras duas para o Bar do Côco, na região do Parque Aeroporto.

O presidente da Liecan, o Dica, avaliou que o carnaval em Macaé vem crescendo muito a cada ano, e que o período de apuração é o que mais preocupa os dirigentes da Liga por causa do clima exaltado das torcidas. Ele pediu maior atenção para este momento importante do carnaval, solicitando que a Guarda Municipal reviste as pessoas que quiserem ter acesso ao local de apuração (Parque de Exposição) utilizando o detector de metais.