Prefeitura de Macaé realiza “Semana Atitude Saúde”

19/04/2005 16:00:16 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Saúde (Semusa) realizará, de 25 a 29 de abril, a “Semana Atitude Saúde”, com cursos, palestras, peças teatrais, teste de medição de glicemia, pressão arterial, colesterol e outras dinâmicas. O evento acontecerá de 8h às 18h, no Centro de Referência ao Diabético, na Rua Benedito Lacerda, 103, Centro.

A programação conta com o apoio do prefeito Riverton Mussi e do vice-prefeito Carlos Augusto de Paula e é uma ação integrada com coordenadorias, fundações e programas da Semusa e da prefeitura de Macaé em parceria com os laboratórios Pfizer e Roche.

A abertura da “Semana Atitude Saúde será, às 9h30, do dia 25 de abril, com as presenças do secretário e subsecretário municipais de Saúde, os médicos Fernando Diogo e Luiz da Penha. Algumas atividades acontecerão durante todo o evento, como curso de Reciclagem, com as oficinas Geração de Renda e grupo de Mulheres Diabéticas, multiplicadores de Ações e Voluntários, de manhã e à tarde; atividades físicas, às 8h30, com a fisioterauta Michelle de Araújo Lima e professores de Educação Física da secretaria de Esportes. Além da palestra “Efeitos e Cuidados da Saúde Bucal no Diabético, de 10h às 10h30, com os palestrantes Paulo Roberto Seady, coordenador de Saúde Bucal; Maria da Graça Silva Tostes, Saúde Bucal PSF; Alexandre Reis Seady, Saúde Bucal PSF; e Cozinha Feliz, com a nutricionista Alessandra Alegre Matos, de 11h às 12h. Estão programadas esquetes teatrais, com o Grupo Teatral Grutas, equipe de Educação em Saúde, nos dias 25, 27 e 29, às 9h. Nos dias 25 e 27, de 10h30 às 11h, palestra com o tema “Cuidados com o Diabéticos.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, 26 de abril, e no dia 28, de 9h às 9h30, palestra “Cuidados com a Hipertensão”, com o médico Márcio Bitencourt, coordenador do Programa de Hipertensão; a assistente social Mônica Soares Mignot e a enfermeira Alcina de Oliveira Silva. Também no dia 26, as palestras “Cooperativa como Fonte de Renda (9h30), com a pedagoga da secretaria de Trabalho e Renda, Dilma Barros Simões.

No dia 27 acontece a palestra “Diabetes e Alimentação, de 9h30 às 10h, será proferida pela nutricionista Aline Azeredo Barbosa. No dia 28, palestra abordando o tema “Colesterol no Diabético” de 10h30 às 11h, com o cardiologista André de Assis Albuquerque. Para o último dia do evento estão previstas, as palestras “Neropatia Periférica no Diabético, de 9h às 9h30, com a fisioterapeuta Giovanna Lima, e “Úlcera no Pé do Diabético”, de 9h30 às 10h, com a pedóloga Jaquelkine da Penha Esteves. Nesse dia ainda haverá, de 10h às 12h, as palestras “Violência”, “O que é o NUAM”, o lançamento do “Projeto Pérola Mulher”, tendo como palestrante a médica Vânia Regina Deveza Gomes, coordenadora dos Direitos da Mulher.

Todos os dias, na parte da tarde, acontecerão Oficinas de Memorização, Dinâmicas Diversas e Oficinas de Artes, à cargo da assistente social Débora Atico Muniz, equipe C.R.D. e Ações Integradas.