Prefeitura discute propostas para o desenvolvimento do turismo na região

18/03/2009 09:35:50 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Robson Maia

Na região serrana tem potencialidades que podem ser exploradas, como o turismo de aventura e esportes radicais

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes, e o subsecretário de Turismo, Rosalvo Júnior, participaram, na sexta-feira (13), de um encontro para discutir propostas do Projeto Turismo Serra Mar. O projeto visa consolidar o turismo na região, que abrange os municípios de Rio das Ostras, Casemiro de Abreu, Macaé, Armação dos Búzios, Teresópolis e Nova Friburgo, implementando um plano estratégico baseado no estudo de potencialidades. O encontro foi realizado no Hotel Rio Búzios, em Búzios.

O projeto é um convênio do Ministério do Turismo com o Sebrae-RJ com o objetivo de fortalecimento do turismo na região denominada Território Serra Mar que abrange os municípios acima. A empresa mineira Ícone Consultoria é a responsável pelo levantamento do potencial turístico, elaboração do plano estratégico, formatação de produtos e roteiros turísticos, pesquisa e elaboração do plano de marketing, comercialização do destino e avaliação do cenário inicial e final do projeto.

Em Macaé, a pesquisa faz uma avaliação das potencialidades do Sana, sexto distrito do município, localizado na região serrana. “Os benefícios desse projeto são a diversificação da oferta turística regional, o aumento do fluxo de permanência do turista, gerando novas oportunidades de trabalho e renda aos municípios envolvidos e, conseqüentemente, o aumento da receita. Nossa região serrana tem potencialidades que podem ser exploradas, como o turismo de aventura e esportes radicais”, observou Alex Moraes.

- Estamos acompanhando todo o desenvolvimento do projeto na formulação do roteiro turístico da região. Projetos como esse incrementam o turismo, trazendo aumento na oferta de trabalho e renda e melhorando a qualidade de vida da população”, ressaltou Rosalvo Júnior.

A empresa mineira Ícone Consultoria é a responsável pelo levantamento do potencial turístico, elaboração do plano estratégico, formatação de produtos e roteiros turísticos, pesquisa e elaboração do plano de marketing, comercialização do destino e avaliação do cenário inicial e final do projeto. A empresa apresentou o projeto a Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e ao Macaé Convention & Visitors Bureau, em janeiro deste ano. De acordo com a empresa, esse estudo terá o prazo máximo de duração de 210 dias.