Prefeitura distribui água e limpa fossas

28/01/2005 17:57:39 - Jornalista:

A secretaria de Serviços Públicos está minimizando a falta de água no município de Macaé, com a distribuição gratuita de 75 mil litros de água pura em vários locais da cidade. A prioridade é atender os estabelecimentos públicos, como creches e escolas municipais. Mesmo sem ser obrigação da prefeitura, a secretaria de Serviços Públicos está realizando também a limpeza de fossas em várias residências do município. “Estamos investindo na prevenção de doenças e incentivando a população a manter suas fossas limpas”, disse o secretário Delorme Batista.

A distribuição de água começou no dia 27 de janeiro pelos bairros do Barreto, Nova Holanda e Ajuda de Cima. A Escola Municipal José Calil Filho foi a primeira a ser atendida. Depois foi a vez da creche da Nova Holanda receber 9 mil litros de água e a creche Cordeirinho de Jesus, na Ajuda de Cima, aproximadamente 8 mil. No dia 28 de janeiro a secretaria de Serviços Públicos começou a distribuição pelo Colégio Municipal Cláudio Moacir, no Aeroporto, que passa por reformas. Segundo o encarregado Jair Lírio Filho, que supervisiona as obras do Colégio, no dia 27 de janeiro os operários não puderam nem tomar banho por causa da falta d’água.

O secretário de Serviços Públicos, Delorme Batista, explicou que a prefeitura de Macaé aumentou o número de caminhões para a limpeza de fossas. “Além dos 12 caminhões, recebemos mais 4. Mesmo sem ser obrigação da prefeitura, estamos fazendo a limpeza das fossas nas residências”, disse. O trabalho está sendo realizado nos bairros do Aeroporto e Lagomar.

Aeroporto de cara nova

O presidente da Associação de Moradores do Aeroporto, Paulo Madri, disse que o trabalho de limpeza de ruas e praças, retirada de entulho e capina, está “dando uma cara nova ao bairro do Aeroporto”. Encarregado também pelos serviços públicos no bairro, Paulo explica que cada praça tem 3 funcionários que cuidam da manutenção. No resto do bairro, mais de 60 homens fazem a limpeza e raspagem das ruas, evitando que o lixo se acumule. Segundo Paulo os moradores estão confiantes com o novo governo, elogiando o trabalho de limpeza que vem sendo efetuado no Aeroporto.