Prefeitura divulga edital do vestibular da FeMass

17/11/2009 10:09:10 - Jornalista: Andrea Lisboa

Foto: Luiz Bispo

Este ano, 40% das vagas foram reservadas para alunos procedentes de escolas públicas

A fim de democratizar o acesso ao ensino superior, integrando a educação municipal em todos os seus níveis, a Secretaria de Educação de Macaé, por meio da Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), abriu edital de isenção do pagamento da taxa de inscrição para o vestibular 2010 para as três graduações gratuitas: Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação. Além disso, 40% das vagas foram reservadas para alunos procedentes de escolas públicas.

As inscrições começam no próximo dia primeiro. A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, disse que, a partir do próximo ano, a faculdade aumentará o número de cursos oferecidos.

- Procuramos dar total apoio à FeMass, nossa faculdade pública municipal, por meio de políticas públicas de educação. Ela tem um importante papel na Cidade Universitária e por isso, a partir de 2010, aumentaremos o número de cursos e regularizaremos a situação dos professores, disse Marilena.

A reserva de 40% das vagas para alunos oriundos de escolas públicas é uma das ações da Secretaria de Educação pela democratização do ensino municipal em todos os seus níveis - educação infantil, educação básica e educação superior.

A solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição, R$ 80, deverá ser feita na secretaria da faculdade, localizada na Cidade Universitária, Rua Aluisio da Silva Gomes (Linha Verde), 50, na Granja dos Cavaleiros, das 9h às 20h, de até o próximo dia 27. Informações pelo telefone 2796-2500.

O período para inscrições começa no próximo dia primeiro e se estende até dia 11, das 9h às 20h. A retirada do cartão de confirmação poderá ser feita, das 8h às 11h, entre os dias cinco e 12 de dezembro. A prova da primeira fase será realizada das 9h às 13h do dia 9 de janeiro e da segunda, das 9h às 13 h, do dia 16 do mesmo mês.

Segundo o diretor da FeMass, Francisco Carlos Gomes, a prova da primeira etapa segue o modelo do Enem, na linha da aprendizagem significativa e da transdisciplinaridade. Por isso, as questões vão exigir mais leitura e interpretação que as provas anteriores. A segunda fase será uma prova discursiva de matemática e redação. O ano letivo terá início em 8 de fevereiro.

FeMass

O objetivo da faculdade pública municipal é possibilitar o ingresso no mercado de trabalho de profissionais conscientes e críticos, que possam influenciar seus pares e participar ativamente do processo de desenvolvimento local e regional. O diretor da FeMass, informou que atualmente 80 alunos já estão comprometidos com estágios em empresas na região.

Na FeMass, os alunos são avaliados através da Sistemática de Avaliação por Projetos (SAP). Os cursos, que fazem parte de um projeto integrado de graduação, além de terem sido elaborados como partes de um conjunto, têm também na metodologia um diferencial: o Projeto Integrado de Graduação. Desenvolvendo projetos semestrais, desde o primeiro período, os estudantes têm a possibilidade de criar interfaces com outras áreas de conhecimento, além de suas disciplinas curriculares. Com o aprofundamento gradativo das pesquisas, o aluno pode desenvolver seu trabalho até que ele culmine em um Projeto de Final de Curso.

O perfil integrador das graduações da FeMass é ainda delineado pela sua composição de disciplinas comuns aos três cursos nos diversos períodos. Por isso, é possível a migração entre os cursos durante ou após o término da formação. As matrículas são feitas por disciplinas, em regime de créditos.

A duração das graduações em Administração e em Sistemas de Informação é de oito semestres. A de Engenharia de Produção dura dez semestres. O site da Fundação Educacional de Macaé- Funemac, (www.funemac.edu.br), contém mais informações sobre os cursos e o calendário do processo seletivo de 2010, que inclui as datas dos processos de reclassificação e de matrículas.

A Secretaria de Educação, por meio da FeMass, além dos cursos de graduação oferece seis pós-graduações gratuitas: Afrocartografias, Práticas Transdisciplinares, Gestão Estratégica da Informação, Logística Empresarial, História Regional e Gestão Escolar com Ênfase em Gestão Cidadã.

Cidade Universitária

A prefeitura de Macaé trouxe para a Cidade Universitária 12 cursos de graduação da FeMass, UFRJ e UFF. A UFF abriu em Macaé, para o próximo ano, mais 200 vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, e Direito. A UFRJ oferecerá mais 300 vagas nos cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Medicina, Nutrição; e Licenciatura em Química.

A Secretaria está se preparando para o aumento de 75% de alunos da UFRJ no próximo ano. Estão sendo construídos laboratórios de química, medicina, nutrição, enfermagem e farmácia, além de salas para professores para atender a nova demanda.