Prefeitura e Associação Fluminense de Reabilitação entregam próteses

07/07/2011 15:07:21 - Jornalista: Genimarta Olivieira

Foto: Ana Chaffin

Doação está sendo feita para pacientes atendidos no Centro de Reabilitação do município.

Melhoria da qualidade de vida e a perspectiva de reintegração ao convívio social. Esse é o significado da entrega de órteses, próteses e cadeiras de rodas aos pacientes portadores de deficiências. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Macaé e a Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), que tem sede em Niterói.

O professor de educação física Sérgio Ricardo, 45 anos conhecido como Mariola, foi um dos contemplados. Ele sofreu há pouco mais de um ano um acidente vascular cerebral esquêmico que o deixou com algumas sequelas, como dificuldade na fala e nos movimentos da mão e do pé direitos.

Ao testar órteses, o professor logo colocou um sorriso no rosto e começou a usar os equipamentos caminhando pela sala e arriscou alguns movimentos mais ousados. “Gostei, gostei, gostei”, repetiu Mariola, com entusiasmo, ressaltando a importância do trabalho da equipe da Secretaria de Saúde a sua reabilitação. “Quero levar uma vida normal com antes e realizar 100% as minhas atividades”, disse.

Segundo o gerente da oficina ortopédica da AFR, Antônio Lobato, a órtese do pé é um equipamento flexível que irá fazer com que o professor tenha uma marcha mais harmônica já a da mão evitará deformidades da garra.

A dona de casa, Berenice Ribeiro Josino, também era só felicidade. O filho Lucas, de quatro anos, que nasceu com microcefalia, também recebeu as órteses das mãos e pés. “O uso destes equipamentos vai complementar o tratamento que ele vem fazendo desde que nasceu com fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional. Agora iremos entrar numa nova etapa, onde ele começará a aprender a andar”, falou.

Além de Lucas e do professor de Educação Física, mais 16 pessoas foram beneficiadas, sendo um total de 33 equipamentos. De acordo com Antônio, o custo dos equipamentos doados pela associação nesta quinta-feira, correspondem a R$ 25 mil. “Nossa missão é viabilizar a entrega gratuita destes equipamentos com vista a melhoria da qualidade de vida de adultos e crianças”, comentou.

Nesta quinta-feira, oito pessoas foram avaliadas, inclusive um paciente que receberá uma perna mecânica que no mercado custa em média R$ 7 mil. A gerente do Centro de Reabilitação, a fisioterapeuta Jussara Natalino, lembrou que foi feito um levantamento dos pacientes, identificando as carências de cada um.

O secretário de Saúde, Eduardo Cardoso disse está muito satisfeito com os resultados que o projeto começa a apresentar. “Todas as iniciativas do governo municipal são voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. Com esta parceria estamos proporcionando o bem estar de crianças e adultos”, explicou acrescentando que a doação desta quinta-feira é apenas o início de um amplo projeto.


Fotos Relacionadas