Prefeitura e Cedae continuam instalação de nova rede de água no Nova Holanda

25/02/2008 16:38:22 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuam as obras de instalação da nova rede de água do bairro Nova Holanda. Depois de conclusão da ampliação da rede de água na rua de entrada do bairro, as obras da nova rede continuam na rua onde está situada a Escola Municipal Kristhos Jean Kousoulas.

A instalação da nova rede de água no bairro Nova Holanda faz parte da parceria entre o governo do Estado e a prefeitura de Macaé, para duplicar o abastecimento de água na cidade. Para formalizar essa parceria, o governador Sérgio Cabral esteve em Macaé, no dia 19 de fevereiro, quando firmou a duplicação da adutora de água da Severina. A duplicação da adutora já começou. A obra representa um investimento de R$ 15 milhões, e vai aumentar em 33% o abastecimento de água na cidade.

A ampliação do fornecimento inclui a instalação de 7,5 mil metros de tubulação, com canos de ferro fundido com diâmetro de 600 milímetros, na Estação de Captação de Severina ligada à Estação de Tratamento e ao reservatório no Morro de Sant´Anna. Com essa obra, a vazão de água vai passar de 8,6 milhões de litros para 13 milhões de litros por dia – o que significa o tratamento de 650 litros por segundo.

Depois de passar por rua principal, a nova rede vai se estender para as ruas laterais do bairro

No Nova Holanda, a nova rede, depois de passar pela rua principal, vai se estender pelas ruas transversais. A rede, onde estão sendo usados tubos de PVC de 200 milímetros, vai duplicar a capacidade de água da Cedae que chega ao bairro. A ampliação da rede de água da Nova Holanda atende a uma solicitação dos moradores ao prefeito Riverton Mussi.

Na parceria com a Cedae, o órgão estadual entra com parte da tubulação, logística e tecnologia e a prefeitura, com equipamentos, maquinários, parte da mão-de-obra e todo suporte necessário para a realização da obra.

Como em muitos locais em Macaé, o bairro vivenciava falta de água. Até hoje, o Nova Holanda contava apenas com uma tubulação central de 150 milímetros, o que não vinha atendendo à demanda de água do bairro. Para suprir a falta de água, a população instalou mangueiras na rede existente. A nova rede, a partir do tronco da Luiz Lírio, entrou pela Rua Aurélio da Silva, na entrada do bairro, indo até a ponte da Nova Holanda.

Segundo o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, a nova tubulação seguirá à direita para a Rua Medeiros, indo até o final desta rua, fazendo também a instalação das tubulações nas ruas transversais. “Da Rua Medeiros, seguindo pelo Ciep da Nova Holanda, a nova rede volta para o tronco principal pela Aurélio da Silva, garantindo o abastecimento a todo o bairro”, explicou o secretário Tadeu Campos.

Após a instalação da nova rede, a prefeitura vai recuperar o calçamento e, conforme disse o prefeito Riverton Mussi em reunião na comunidade, iniciará o asfaltamento no bairro.