Prefeitura encaminha cidadãos em situação de rua

22/12/2011 10:59:30 - Jornalista: Lourdes Acosta

Baseados em denúncias de moradores da região, uma equipe multidisciplinar da Prefeitura de Macaé, formada pela coordenação do programa Cidadania e Dignidade da secretaria de Desenvolvimento Social, pela Defesa Civil, Guarda Municipal e Pousada da Cidadania, estiveram no antigo prédio do Sase, na Fronteira, nesta quarta-feira (21), para abordar pessoas que estariam residindo no local e oferecer apoio.

Segundo relato de Viviane Rodrigues, integrante da equipe, foi constatado que havia quatro cidadãos que se reuniam para beber e acabavam dormindo no local. “Três deles possuem residência fixa no bairro Nova Holanda e o quarto, que vive na Brasília, não possui referencia familiar e é usuário de drogas, foi encaminhado para a Pousada da Cidadania”, disse.

Ela explicou que somente após muito diálogo o coordenador do programa Cidadania e Dignidade, Edivaldo Santos, convenceu os três a retornarem para suas casas. “É nosso papel abordar e acolher qualquer cidadão que se encontre em situação de rua e ainda, encaminhá-los aos setores competentes para que não fiquem vulneráveis”.

Parcerias - A Guarda Municipal participou da ação de abordagem para manter a ordem no espaço público aonde os cidadãos vinham se alojando e a Defesa Civil, que inspecionou o local, terá a função de lacrar todo o prédio para que não atraia outros cidadãos.

De acordo com o assistente social Juarez Ribeiro, que também acompanhou a equipe multidisciplinar, a questão dos três cidadãos já foi resolvida porque eles têm referência familiar e endereço fixo, mas o quarto cidadão deverá submeter-se a um tratamento.

- O quarto componente não possui vínculos, tem problemas de dependência química com o álcool e é usuário de craque. Por isso, ele foi encaminhado à Pousada da Cidadania que fará os encaminhamentos necessários ao seu restabelecimento. Na pousada ele terá o tratamento ambulatorial e será conduzido a outras instituições de saúde, como o Centro de Atenção Psicossocial Álcool, Tabaco e outras Drogas, ligado à Secretaria de Saúde de Macaé, ou o Centro de Atenção Psicossocial Betinho (Caps) - disse.


--