Prefeitura entrega 30 mil cartilhas de Educação Ambiental à rede de ensino

18/05/2011 15:04:09 - Jornalista: Tatiana Campolina

Proporcionar cada vez mais ferramentas para expandir a educação ambiental em Macaé. Com este objetivo a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Ambiente de Macaé (Sema), começou a entregar 30 mil cartilhas às escolas das redes municipal, estadual e particular da cidade.

O conteúdo das cartilhas foi desenvolvido pela Câmara Técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads) e a produção das mesmas foi uma parceria entre a Secretaria de Ambiente, Instituto Ambiental Brasil e 40 empresas patrocinadoras.

- Quando o Instituto Ambiental Brasil nos procurou para realizar esta parceria eles trouxeram alguns modelos de cartilhas prontas e eu disse que faria se a cartilha fosse regional, de Macaé. Eles aceitaram a proposta e encaminhei ao Commads. Foram várias reuniões realizadas e no final foi detectado que a cartilha estava muito técnica e foi realizada uma adaptação para as crianças e jovens. Foi um grande esforço elaborar este material e esperamos que ele seja bem trabalhado nas escolas - relatou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.

A representante da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Commads, Martinha Pimentel, destacou a educação ambiental nas escolas. “Temos uma lei que determina a obrigatoriedade da educação ambiental nas escolas. Acreditamos que esta cartilha vai ajudar muito na formação do estudante, pois muitos alunos e professores não são de Macaé e ela vai ajudar muito no ensino”, destacou.

A supervisora de SMS da BSM Engenharia, Verônica C. Silva, representou as 40 empresas patrocinadoras da cartilha e frisou a importância de ações como esta. “Estou me sentindo muito bem hoje, lembrando de alguns eventos que eu participava na época da faculdade. Sou engenheira ambiental e eu, como muitos colegas de profissão, trabalham em empresas e não no setor público e sei que muitos questionam como eu: como vamos fazer para melhorar o meio ambiente? E hoje estamos aqui entregando essas cartilhas de educação ambiental, que irão proporcionar a conscientização de milhares de estudantes e a conscientização é a palavra chave para a mudança de atitude. Talvez não estaremos aqui para vermos esta mudança, mas é importante proporcionar isso à nossa comunidade”, afirmou.

A vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular de Campos e região, Marisa Curvelo, disse que o que se faz hoje nas escolas em relação à educação ambiental é muito pouco e que as cartilhas irão ajudar para ampliar este trabalho. “Entendo e acredito que todos os problemas enfrentados hoje estão na educação. Essa cartilha será muito importante, porque se eu conheço, eu preservo”, salientou.

- Estamos em um momento em que passamos por mudanças climáticas e reconhecemos a importância da educação ambiental. Com a cartilha conseguimos mostrar um panorama que precisa ser enfrentado pelo município, pela comunidade e pelas empresas. Nem toneladas de legislação, nem toneladas de notificações e multas vão suprir a educação ambiental - finalizou Maxwell.