Prefeitura entrega brinquedos pedagógicos para escolas de educação infantil

15/03/2011 16:12:25 - Jornalista: Grazielle de Marco

A Secretaria de Educação iniciou, nesta terça-feira (15), a entrega da primeira parte de uma remessa de 320 unidades de brinquedos pedagógicos para diretoras de 59 escolas da rede municipal. A entrega aconteceu na sede da Secretaria durante a reunião mensal das diretoras das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei).

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o restante do material deverá chegar ainda no mês de março.

- A brincadeira é o principal modo de expressão da infância, os jogos auxiliam o desenvolvimento e da humanização da criança e são uma importante ferramenta pedagógica para o aprendizado, destaca.

A subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco de Azevedo, destaca que os brinquedos foram selecionados pelo valor pedagógico e incluem instrumentos musicais, jogos de português e matemática, bambolês e centopéias túneis de Bagum.

- Só na linha de instrumentos musicais, as crianças receberão lixa, maracá, plastivelas, caxixi, chocalho, black-black, campanela, agogô, pandeixo, afoxé, dino, pastoril, reco-reco, flauta, cantanhola, coco, triangulo, ovinho, surdão, surdo, tambor e prato, informa.

São 20 unidades de cada brinquedo, que inclui linha de movimento, baú da matemática, baú da alfabetização, baú pedagógico, centopéia bagum, bandinha rítmica, alinhavo de iniciação, além unidades de monte e puxe com mil baús de plástico.

A entrega surpreendeu as diretoras, que ficaram felizes com a entrega e com as possibilidades de atividade que os brinquedos criaram. Foi o caso de Claudia Tomaz, da Escola de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos, que ficou emocionada com a notícia e pegou nos brinquedos com a alegria de uma criança. “Eu tenho coral na minha escola e sei que com estes instrumentos musicais, por exemplo, a gente pode ampliar o trabalho”, afirma.

Para a diretora, Valéria Branco Cabral, da Escola Ana Benedita, os brinquedos acabam incentivando não apenas os alunos, mas também os professores. “Isso incentiva o profissional e enriquece o trabalho com as crianças. Muitas crianças não têm acesso a brinquedos e esses acabam sendo os principais brinquedos delas”, ressalta.