Prefeitura entrega licença ambiental

14/06/2010 15:04:06 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: LAcosta

Para poder funcionar a contento, a Estação de Tratamento de Esgoto da UTE passou por várias etapas do processo de licenciamento ambiental

Para celebrar o Meio Ambiente, na Semana Interna de Prevenção de Acidentes, a UTC Engenharia inaugurou uma moderna Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a presença do secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz, que na oportunidade entregou à empresa a Licença de Operação.Acompanhado pela coordenadora de Licenciamento Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Jussara Aguiar, o secretário parabenizou a empresa pelo pioneirismo de implantar o tratamento de efluentes.

- Temos que aplaudir a iniciativa da empresa no mês do Meio Ambiente pela inauguração da ETE para tratar o esgoto, baseado nos fenômenos biológicos que ocorrem naturalmente nos cursos de água e que permite o descarte do efluente obedecendo todos os parâmetros exigidos pela legislação brasileira e municipal. Com isso, reduzem os impactos ambientais e contribuem com as propostas de gestão ambientalmente responsável e com a sustentabilidade do empreendimento – disse.

Ele pontuou ainda que os processos de tratamento de efluentes visam reduzir a emissão de substâncias poluentes na atmosfera, solo ou corpos d´água, que decorrem principalmente de processos industriais, esgoto doméstico, veículos automotores e atividade agrícola.

O responsável pela Base Operacional da UTC Engenharia, em Macaé, Geraldo Tadeu explicou que o trabalho de prevenção ao Meio Ambiente é uma das preocupações da empresa. “Com o nosso Meio Ambiente saudável podemos garantir o futuro de nossos filhos e de muitas gerações”, acentuou.

ETE da UTC e o Licenciamento – Para poder funcionar a contento, a Estação de Tratamento de Esgoto da UTE passou por várias etapas do processo de licenciamento ambiental, que é o procedimento pelo qual a Prefeitura, através da Semma, estabelece as condições, restrições e medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadores dos recursos ambientais considerados efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

Segundo a coordenadora de licenciamento, a UTC recebeu a Licença Prévia (LP), concedida na fase de planejamento da atividade, a Licença Prévia (LP), na fase de planejamento aprovando a concepção e estabelecendo os requisitos básicos das condicionantes a serem atendidas e a Licença de Operação (LO), autorizando a operação da atividade.

Parcerias - Ainda neste mês ambiental, a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente irá participar da semana ambiental da BSM Engenharia. A ação vai levar 35 jovens aprendizes a promover limpeza na Praia de Imbetiba, conscientizando os banhistas para não colocarem resíduos na areia e nas águas do mar. O evento, que acontece na quarta-feira (16), conta com a parceria do projeto “Cuidando da nossa praia”, da secretaria de Meio Ambiente. Na BSM, Maxwell Vaz irá proferir palestra educativa sobre a “Política de Meio Ambiente em Macaé”, dia 18.

Recuperação de área degradada – Na Semana de Meio Ambiente da Pride do Brasil também está prevista uma programação que contempla o plantio de 100 mudas nativas na Praia dos Cavaleiros, na próxima quarta-feira (17), em parceria com a Semma.