Prefeitura entrega premiação da Gincana Educação na Lan

16/11/2009 10:53:32 - Jornalista: Grazielle de Marco

Foto: Divulgação

Evento aconteceu no sábado (14), no Forte marechal Hermes

A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, entregou no sábado (14), a premiação dos primeiros colocados da Gincana Educação na Lan. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Forte Marechal Hermes com a presença da secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, a equipe da Secretaria de Ciência e Tecnologia e o major Moraes, do Forte.

O primeiro lugar, um samba enredo sobre a história da cidade escrito por Luciano de Melo Santos Junior, de 40 anos, recebeu um computador e uma bolsa de estudos do curso de inglês PBF. “Fiz este samba em homenagem a minha mãe. Durante um tempo, parei diversos macaenses na rua, para perguntar quem havia sido o macaense que foi presidente e não sabiam me responder. Esse samba fala também sobre isso. Espero que as pessoas percebam que samba também é cultura”, disse emocionado.

O segundo lugar foi para o jovem Alisson Moreira Nogueira, de 12 anos, que ganhou uma bicicleta e uma bolsa de estudos do curso de inglês. “Fiz o trabalho com meus amigos, que também participaram e achei muito legal o concurso”, comentou. O terceiro lugar foi entregue à Giovana Freitas de Araújo, que escreveu um conto onde os personagens revisitam a história de Macaé.

A secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, parabenizou a iniciativa e a organização da gincana, feita pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. “A educação é nossa maior riqueza. O conhecimento que adquirimos, levamos para a vida. Tenho certeza que, após a atividade, que demandou pesquisa, todos vocês melhoraram como ser humanos, por causa do conhecimento”, ressaltou.

O coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses Públicas fazem parte, comemorou a adesão das pessoas à atividade. “Tivemos 930 inscritos, mais de 60 trabalhos, do quais 22 são finalistas. Espero que vocês nos ajudem a construir uma história melhor para nossa cidade”.

O Major Moraes também parabenizou a iniciativa. “A gincana caracterizou um emprego inteligente de um espaço que já existia. Precisamos reconhecer e aplaudir esta iniciativa. Vemos dedicação e empenho pessoal de cada um dos envolvidos”.

A gincana iniciou em setembro, e teve como atividade a entrega de um trabalho, feito a partir da utilização de softwares de texto, planilha, apresentação de slide, vídeos ou qualquer meio que utilize o computador, com o tema da primeira etapa é “Macaé antes da exploração do petróleo”.

A avaliação dos trabalhos foi feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação. Os quarto e quinto lugares também receberam bolsas de estudo do curso de inglês, PBF.