Prefeitura estuda projeto para desenvolvimento sustentável da Bicuda

31/01/2008 13:47:48 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé estuda a implantação de um projeto para o desenvolvimento sustentável da localidade de Bicuda, que visa a geração de trabalho e renda para a região serrana. O secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, visitou nesta terça-feira (29) as instalações de um galpão cedido pela Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) para a implantação do projeto. O desenvolvimento sustentável da região serrana, gerando capacitação, trabalho e renda é uma das metas do governo do prefeito Riverton Mussi.

Durante a visita, o secretário de Trabalho e Renda lembrou que na Bicuda Grande já funciona o grupo produtivo Serra em Arte, formado por jovens oriundos do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã. Os jovens do grupo recebem apoio da Incubadora de Empreendimentos da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), que funciona como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, para a economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.

- Os jovens do Serra em Arte produzem diversas peças de artesanato utilizando como base a fibra de bananeira que é facilmente encontrada na região serrana. No Sana, a prefeitura também já iniciou as obras para a instalação da Feira Social de Interação – Cria Sana com objetivo de promover também a geração de trabalho e renda para a comunidade. Essas ações fazem parte do programa de governo do prefeito Riverton Mussi de desenvolvimento sustentável para a região, esclareceu Robério Fernandes.

Curso no Sana

No Sana, a prefeitura vai promover em parceria com a secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado (Seappa-RJ) curso de Apicultura, com o objetivo de promover capacitação profissional para os moradores. Os cursos serão realizados nos dias 23 e 24 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) do Macaé Facilita.

O secretário também visitou a sede do Assentamento da Bendizia e se reuniu com o presidente da Associação de Produtores Rurais da Bendizia, Carlos Alberto da Silva, Betão, e integrantes da comunidade, com o objetivo de conhecer a demanda de capacitação profissional para a comunidade. O assentamento localizado na Bicuda possui 350 hectares, onde residem 54 famílias.

- Viemos conversar com os moradores da comunidade para verificar quais cursos poderiam ser implantados aqui. O curso de Apicultura é uma opção já que vai ser realizado no Sana, informou Robério Fernandes.