Prefeitura faz podas de emergência na orla

02/03/2011 17:25:40 - Jornalista: Tathiana Campolina

Árvores caíram com ressaca que atinge a orla esta semana

A fim de garantir das pessoas que costumam fazer caminhada na orla da praia dos Cavaleiros, a secretaria de Ambiente de Macaé (SEMA) fez uma avaliação nas amendoeiras da praia dos Cavaleiros, devido à ressaca do mar que atinge o litoral. A equipe do setor de Arborização e Paisagismo constatou que duas árvores tombaram e outras duas estavam colocando em risco a vida das pessoas e uma poda emergencial foi realizada.

- As ondas estão corroendo a base dessas árvores e a qualquer momento elas podem cair. Nós podamos as amendoeiras, para que não haja a possibilidade delas caírem no calçadão ou na ciclovia, o que pode machucar uma pessoa. Além disso, elas parecem que são uma arvore só e uma já caiu na madrugada de ontem para hoje, de acordo com um garçom que trabalha aqui em frente e nos informou. Se houver uma outra queda, ela cairá para o lado do mar, explicou o coordenador de Arborização e Paisagismo, Flavio Sayão.

Já a árvore que caiu em outro ponto, bem próxima a essas, não foi removida. De acordo com o coordenador, quando a ressaca acabar uma avaliação será realizada. “Vamos fazer um estudo para ver se existe a possibilidade desta amendoeira ficar escorada e não precisarmos cortar”, disse.

O vendedor de água de coco que fica próximo dessas árvores, Waltenir Rocha, disse que está assustado com a ressaca. “Aqui há cerca de 20 metros de faixa de areia e hoje não tem cinco metros. Mas agora eu acredito que o mar vai começar a recuar”, afirmou.

Além das árvores, a placa de balneabilidade instalada em frente ao Durval caiu com a ressaca do mar e os profissionais da secretaria de Ambiente a recolheram. Assim que a maré voltar ao normal, ela será recolocada.